Arquitectura religiosa, maneirista, barroca, rococó. Ampla igreja paroquial de tipologia e alçados maneiristas, caracteristicamente chã, enriquecida no período barroco com retábulos, pinturas sobre madeira e sobre tela, pinturas murais e painéis de azulejaria. Decoração do lavabo da sacristia com concheados, cartelas e volutas do período rococó. O edifício particulariza-se pela sua planimetria e composição dos alçados, exemplificando a interpretação sóbria da tradição maneirista de feição chã, ao gosto da arquitectura militar. São igualmente dignos de referência os retábulos, as pinturas murais, as pinturas sobre madeira e sobre tela e os azulejos.
Planta longitudinal escalonada, composta por nave com coro-alto e capela-mor mais estreita, tendo adossada, do lado esquerdo, a sala das confrarias, do lado direito, a sacristia, e, ao longo do corpo da igreja, um corredor que conduz ao púlpito e à torre sineira, de planta quadrangular, que se adossa no ângulo SO.. Cobertura diferenciada em telhados de duas águas abaulados para a nave, a capela-mor, mais baixa, e o trono, ainda mais baixo, prolongando-se este de modo a cobrir a sacristia e a sala anexa. Fachada principal orientada a O., de um pano delimitado por pilastras e rematada por empena curva, coroada por cruz de ferro; embasamento, escadaria de cinco degraus semi-circulares concêntricos e portal de cantaria, de verga recta, sobrepujado por frontão semi-circular enquadrando a pedra de armas da Ordem da Santíssima Trindade e coroado por cruz em argamassa, sobrepujada por óculo e ladeada por duas janelas de sacada em arco de volta perfeita, com gradeamentos de ferro fundido. Torre sineira de um pano definido por pilastras coroadas por urnas de cerâmica; em cada alçado rasga-se um olhal em arco de volta perfeita com moldura de cantaria; cobertura em coruchéu oitavado revestido por azulejos de padrão azuis e amarelos e rematado por catavento; na base abre-se porta de acesso precedida por cinco degraus. Alçado N. de um pano definido por pilastras de cantaria e rematado por cornija e beirado; apresenta três arcos de volta perfeita, cegos, correspondentes às capelas laterais, e um portal em cantaria, de verga recta, a que se acede por cinco degraus. Alçado E. com a empena triangular da nave delimitada por pilastras, mostrando ao centro um vão cego; destaca-se o volume da empena triangular da capela-mor, seguida da empena do trono. Interior de uma nave com coro alto apoiado em três arcos de asa de cesto assentes em colunas toscanas e com gradeamento em ferro fundido; guarda-vento de madeira; cobertura em abóbada de berço, arrancando de cornija; sob o coro-alto, do lado do Evangelho, abre-se o baptistério; do lado da Epístola, rasga-se a porta de acesso ao coro e à torre. De cada uma das bandas da nave abrem-se três capelas laterais, faciais, inscritas em arcos de volta perfeita de cantaria assentes em pilastras, com retábulos de talha dourada e policromada. Do lado do Evangelho, entre a primeira e a segunda capela, rasga-se uma porta lateral; entre a segunda e a terceira capela situa-se o púlpito, com bacia de cantaria e caixa de madeira, coroado por sanefa; a seguir à terceira capela encontra-se um armário embutido. Do lado da Epístola, entre a primeira e a segunda capela, rasga-se um nicho envidraçado; entre a segunda e a terceira, o púlpito; a seguir à terceira capela abre-se a porta da sacristia. Arco triunfal de volta perfeita em cantaria, assente em pilastras e guarnecido de talha dourada, com tabela na chave; sobre ele composição mural em luneta; aos lados do arco triunfal duas portas com sanefas em talha dourada; quatro degraus dão acesso à capela-mor, coberta por abóbada de berço, revestida por pinturas murais, com altar e retábulo em talha dourada e policromada, com trono; prospectos laterais revestidos por painéis de azulejos figurativos monócromos de azul e branco e pinturas a óleo sobre tela em molduras de talha. Sacristia coberta por abóbada de lunetas cegas, com arcaz de talha e lavabo com ornamentação relevada em argamassa. Corredor lateral com mísulas de cantaria. Escada de acesso à torre com estelas medievais reaproveitadas como cobertores dos degraus.
Materiais
Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas, portal e elementos secundários de cantaria, telha lusa, pavimentos de mosaico, tijoleira e soalho, retábulos de talha dourada e policromada, pinturas murais, azulejos monócromos de azul e branco.
Observações