Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios

O ponto de interesse Igreja de Nossa Senhora dos Remédios encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Castro Verde e Casével no municipio de Castro Verde e no distrito de Beja.

Arquitectura religiosa, maneirista, barroca. Igreja de planimetria e volumes simples, austeros e funcionais característicos do estilo chão; animação barroca da fachada conferida pelo frontão recortado, dos interiores pelos revestimentos em talha e azulejo. As cenas da Batalha de Ourique figuradas nas telas repetem cenas idênticas representadas nos painéis azulejares que revestem o registo superior dos alçados internos da vizinha Igreja Matriz (v. PT040206020006).

Planta longitudinal, composta; justaposição dos rectângulos da nave e capela-mor, a que se adossa a torre sineira e a sacristia de forma quadrangular. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhado de 2 águas, em domo sobre a torre sineira. Fachada principal virada a S., marcada por pilastras com empena angular rematada por frontão de aletas; pináculos em forma de urnas assentes em acrotérios; 2 pisos definidos por portal e janelão rasgados no eixo da fachada, o primeiro rectangular com frontão de volutas, o segundo de verga em arco segmentar coroada pelo escudo português; à esquerda da fachada adossa-se a torre sineira de dois pisos, com cunhais apilastrados encimados por pináculos, rasgada por vãos com verga em arco segmentar, no segundo piso; do lado direito contraforte rasgado por arco de volta perfeita. Contrafortes idênticos adossam-se às fachadas laterais da nave; na fachada E. rasga-se portal de vão rectangular, com verga adintelada. Fachadas da capela-mor e sacristia, com cunhais apilastrados rematados por pináculos, rematadas por empenas triangulares.INTERIOR: nave única com abóbada de berço e capela-mor, coberta por abóbada de penetrações; arco triunfal de volta perfeita. Sacristia coberta por abóbada de berço redondo. Retábulo-mor em estuque marmoreado, rasgado por edícula, com trono em talha dourada e esverdeada; retábulos em altares laterais na nave e púlpito com guarda-voz adossado à parede esquerda da nave, em talha dourada joanina, com concheados rococó; a mesma talha cobre integralmente o arco triunfal e parte da parede onde este se rasga; sobre o arco triunfal as armas reais também em talha. As paredes laterais da nave são revestidas por alto silhar de azulejos de figura avulsa, em azul e branco, as da capela-mor por painéis figurativos em azul e branco, com cenas da vida da Virgem, integráveis no período de grande produção joanina.

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra e tijolo; molduras de vãos em cantaria; cobertura em telha cerâmica; pavimentos em parquet e tijoleira; madeira entalhada e dourada, revestimentos azulejares.

Observações

Segundo a tradição a actual igreja terá sido erguida no local da gruta do ermitão que predisse a D. Afonso Henriques a aparição de Cristo e a vitória nos campos de Ourique. Nas obras recentemente realizadas foi encontrado um "ex-voto" dedicado a esse orago.