Arquitectura religiosa, maneirista e chã. Igreja paroquial rural, com galilé antecedendo o portal, torre sineira adossada à fachada principal, nave e capela-mor abobadadas. Espacialidade da nave unificada, adequada às determinações da igreja postridentina. A austeridade dos volumes e das fachadas características da arquitectura chã, contrastando com o ritmo, o brilho e a cor conferidos pelo revestimento integral de azulejos e pelos retábulos em talha dourada. A abóbada da capela-mor pintada com os motivos de um dos padrões dos azulejos da nave, enquadrando a representação do padroeiro;
Planta longitudinal, composta. Volumes articulados com cobertura homogénea em telhado de 2 águas. Fachada principal virada a E., rematada por empena angular, com galilé cobrindo o portal de verga recta, assente em colunas apoiadas em murete; janela rectangular no eixo do portal; no pavimento da galilé lápide assinalando o túmulo de Pedro Moniz de Albuquerque, falecido em 1845, comendador da Ordem de Cristo. Torre sineira adossada a S., rasgada por ventanas de arco redondo, com pináculos nos vértices e coroamento em coruchéu; na fachada lateral S. portal de verga recta e janela de vão rectangular. Interior: nave única coberta por abóbada de berço pintada com emblemas e temas da vida do orago, que se prolongam às lunetas das 2 extremidades da nave; coro-alto com guarda em balaústres de cantaria; púlpito adossado à parede N., com caixa quadrada e guardas constituídas por colunas jónicas de fustes canelados; na mesma parede rasga-se nicho que guarda a pia baptismal com a inscrição "esta pia foi aqui posta no anno de 1553, por Jorge Pires, Mordomo da Mesa". Paredes laterais da nave e do subcoro integralmente revestidas de azulejos polícromos seiscentistas de vários padrões (P-101, 205, B -20); arco triunfal de volta redonda sobre pilastras toscanas, 2 altares colaterais com retábulos em talha dourada de estilo nacional. Capela-mor coberta por abóbada de berço redondo pintada com os motivos de um dos padrões dos azulejos da nave, enquadrando a representação do padroeiro; paredes revestidas até à sanca com silhares de albarradas e azulejos de figura avulsa setecentistas; retábulo do altar-mor, em estilo nacional, com tribuna coberta por caixotões e anjos esvoaçantes segurando uma coroa; a imagem de São Brás figura sobre o altar.
Materiais
Estrutura em alvenaria de pedra, rebocada e caiada, telha cerâmica, cantaria em molduras, colunas e pilastras, pavimento em tijoleira, caixilharia e portas em madeira.
Observações