Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Barragem Romana de Belas

Barragem Romana de Belas

O ponto de interesse Barragem Romana de Belas encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Queluz e Belas no municipio de Sintra e no distrito de Lisboa.

Arquitectura infraestrutural, romana. Barragem e aqueduto romano, este último construído a partir da albufeira, constituem uma obra de conjunto e que reflete bem a preocupação dos romanos de fornecerem água às suas cidades, estando também muito ligado ao seu modo de vida. O tipo de construção é caracteristicamente romano, ou seja, feita numa espécie de betão que era depois revestido por lajes de pedra local. Obra de considerável envergadura, com muralha prolongada por uma área razoável e reforçada a jusante por espessos contrafortes dispostos.

As ruínas da antiga barragem mantêm de pé apenas uma parte central com cerca de 15,5 m. de comprimento, tendo a maior altura de 8 m. e a maior espessura de 7 m. A muralha, na parede virada a jusante é reforçada por 3 contrafortes. Estendia-se pelo local hoje ocupado pela estrada e deveria ir até ao morro, onde desse lado ficava a muralha. A outra parte ia firmar-se a "penedia", no outro lado do vale, onde grande parte da muralha foi também destruída. A albufeira que a muralha criava poderia armazenar cerca de 125 m3 cúbicos de água.

Materiais

Estrutura em "opus incertum" com pedras ligadas por argamassa feita com cal parda, areia bastante fina e pedaços de cerâmica encarnada. Revestimento com pedra local e com "opus quadratum pseudoisodomón".

Observações

*1 - Ruínas da antiga barragem romana donde partia um aqueduto para Olisipo.