Arquitectura religiosa, gótica. Capela rural muito desvirtuada e alterada ao longo dos tempos. De interesse conserva apenas o portal gótico, não muito elaborado, mas com os elementos naturalistas dos capitéis já se destacando bem da pedra, formando cogulhos. Arco triunfal de feição clássica.
Capela de pequenas dimensões, de planta longitudinal e capela-mor rectangular. Cobertura homogénea de 2 águas. Frontespício terminado em empena; rasga-o portal de arco quebrado, biselado, apoiado nos pés direitos e colunas com capitéis de cogulhos; encima-o óculo hexagonal. Interior muito simples. Pavimento de cimento num nível mais elevado. Nas paredes laterais fixam-se prateleiras, algumas suportando caixões. Arco triunfal de volta perfeita sobre pilastra. Capela-mor simples, revelando na parte testeira vestígios de uma antiga cobertura em masseira. Tecto da nave e capela-mor com placas de betão.
Materiais
Alvenaria rebocada, cantaria e betão.
Observações
A Câmara Municipal do Sobral de Monte Agraço diz desconhecer a capela classificada supra citada, achando haver confusão e tratar-se da do Salvador do Mundo (v. PT031112030002). No entanto, julgamos que a classificação se refere à capela mortuária do cemitério.