Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Igreja Paroquial de Arcos

Igreja Paroquial de Arcos

O ponto de interesse Igreja Paroquial de Arcos encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Arcos e Mogofores no municipio de Anadia e no distrito de Aveiro.

Arquitectura religiosa, barroca. Igreja paroquial de planta longitudinal, fachada com portal único de vão curvo e frontão de lanços, torre sineira rematada por coruchéu. Segue um tipo regional exibindo duas épocas de construção sucessivas: estrutura geral da 1ª metade do séc. 18 com frontaria e torre sineira da 2ª metade do mesmo.

Planta longitudinal, composta por corpo por nave, capela-mor e sacristia / anexos adossados do lado N., volumetricamente distintos, com coberturas diferenciadas em telhados de 2 e 1 (sacristia / anexos) águas, aos quais se une, a S., na frontaria, torre sineira quadrangular. Fachada principal flanqueada por pilastras com portal único de vão curvo e frontão de lanços; empena triangular; pináculos laterais encimando as pilastras e cruz cimeira. Torre sineira de 2 registos com lápide epigrafada e moldurada no 1º e rematada por coruchéu ao centro e fogaréus nos cantos. Fachadas laterais com frestas e portais simples. Na fachada posterior, junto da empena, um letreiro ilegível. Interior com coro-alto, baptistério num anexo à esquerda da frontaria, lambril de azulejos de tapete azul e púlpito no lado do Evangelho com bacia de pedra revestida de 2 ordens de acantos e guarda de ferro. Ao fundo da nave, duas capelas colaterais com retábulos de talha dourada. Tecto em estuque com molduras, ramagens enroladas e florões. Dois nichos ladeiam o arco triunfal de pilastras listradas, arco de meia volta moldurado e festões no coroamento. As paredes da capela-mor dividem-se, na altura, em 2 registos por meio de uma cimalha tendo o inferior dividido em três panos por meio de pilastras em que os primeiros tem portas e os restantes azulejos figurando 4 cenas de tipo eucarístico enquadradas por motivos arquitectónicos. Sobre a porta da epístola inscrição comemorando a reforma datada de 1730 e sobre a porta oposta que dá para a sacristia, outra inscrição latina retirada do Livro dos Salmos. Retábulo-mor de talha dourada com colunas e arcos torcidos com parras. Tecto em abóbada de canhão decorado com estuques.

Materiais

Granito (cantarias), calcário (cantarias), azulejo, gesso (estuques), talha dourada (retábulos), ferro (guarda púlpito, gradeamentos), madeira (caixilhos, portas).

Observações

*1 - a igreja de São Paio de Arcos é a paroquial da vila da Anadia, povoação distinta e cujo desenvolvimento urbano data dos dois últimos séculos. *2 - Aires de Sá e Melo que mandou colocar os azulejos da capela-mor em 1747 foi o pai do 1º visconde de Anadia, título criado em 1786 e elevado a conde em 1808.