Arquitectura religiosa, maneirista, barroca, rococó e neoclássica. Convento, igreja e dependências. Igreja conventual de planta longitudinal composta, coberta por abóbada de berço. Coonvento e dependências conventuais nas quais se incluem o claustro de 2 pisos com cobertura em madeira e igreja com tem coro-alto aos pés da nave, púlpito e baptistério do lado do Evangelho e duas capelas do lado da Epístola. A decoração é de inspiração barroca, à excepção dos retábulos neoclássicos, dos azulejos da capela-mor rococós e do altar de mármores embutidos. Do estilo maneirista conserva, entre outros, a estrutura do arco triunfal com motivo paladiano e o túmulo na capela-mor com típica organização em essas. Do lado do Evangelho baptistério com pia baptismal que se diz da Igreja Matriz e do lado da Epístola, junto à entrada e do guarda-vento, capela com retábulo de frontão recortado com mármores embutidos e capela com altar neo-gótico. Os numerosos painéis e telas de «Primitivos Portugueses» e de Josefa de Óbidos.
Complexo arquitectónico constituído por igreja e dependências conventuais (das quais se reconhecem a sacristia e o claustro). O espaço da totalidade dos edifícios desenvolve-se na relação com a igreja às quais se adossam 2 capelas a S. e uma a N. As restantes dependências agrupam-se em torno de um claustro a S. De planta longitudinal composta, o complexo apresenta volumetria escalonada, e cobertura efectuada por telhados diferenciados a 2 e 4 águas. O edifício é delimitado por cunhais de cantaria e as fachadas são marcadas no piso térreo pela abertura de janelas de peito de verga recta com emolduramento simples de cantaria que no piso 1 variam: na fachada E. rasgam-se janelas de peito mais pequenas, na fachada S. as mesmas janelas alternam com janelas de sacada e na fachada O. as janelas são iguais às do piso térreo; todas elas são de verga recta com emolduramento simples de cantaria. INTERIOR: 2 pisos, claustro composto por galeria circundante com cobertura em madeira e muros cobertos até meia altura por azulejos de meninos com canastras de fruta (piso térreo) e albarradas floridas (piso superior) com cercaduras de elementos vegetalistas. Em ambos os pisos destacam-se arcadas de colunas toscanas e molduras em cantaria de portas que dão acesso a outras dependências, os antigod dormitórios e uma pequena enfermaria. No piso térreo, ao centro, nota-se uma cisterna quadrada e canteiros e do lado S. o acesso à escadaria que comunica com o 2º piso do claustro e a porta que conduz à igreja. IGREJA: de planta longitudinal simples reforçada por contrafortes, apresenta volumetria paralelepipédica, sendo a cobertura efectuada por telhados a 2 águas. Na fachada principal, a E., delimitada por cunhais de cantaria sobrepujados por cornija e goteiras e articulada por empena triangular rematada por cruz em cantaria, destaca-se um portal a eixo de frontão triangular sobre pilastras encimado por cruz em cantaria (com acesso através de escadaria descendente), encimado por óculo de emolduramento simples de cantaria. Articulada à fachada a S. sobressai torre sineira quadrada com relógio, rematada por pináculos, recuada em relação ao frontespício. INTERIOR: de nave única de cobertura em abóbada de berço, apresenta muros com silhar de azulejos de albarradas, 14 quadros com os Passos da Vida de Cristo e 2 altares colaterais em talha, o do lado do Evangelho dedicado a Nossa Senhora da Conceição e o do lado da Epístola à Sagrada Família de Nazaré com a imagem de Jesus *1. Observam-se nos muros: do lado do Evangelho, baptistério gradeado (com lambrim de azulejos de albarradas e parede fundeira com vitral do «Baptismo de Cristo no Jordão»); porta de acesso à escadaria que comunica com o 2º piso do claustro; 2 confessionários e púlpito quadrangular, do lado da Epístola, junto à entrada e do guarda-vento, capela profunda gradeada com azulejos alusivos à lenda e milagres de Santo António, retábulo de mármores embutidos com imagem do mesmo, frontal dos mesmos azulejos e lápide com datação da fundação da capela; 2 frestas; porta e capela profunda abobadada com teia de madeira entalhada e pintada, azulejos iguais aos da nave e altar em pedra, e ao pé da nave coro-alto com guarda de madeira (*4) e sub-coro abobadado com azulejos avulsos (*5). Na capela-mor rectangular precedida de arco triunfal, assente em duplas pilastras toscanas com molduras em cantaria que se prolongam pela cimalha e cantos da nave, e com cobertura em abóbada de berço são visíveis: o lambril de azulejos que cobre os muros com um calvário e cenas da vida de Santo António; no lado do Evangelho, porta, arcossólio de frontão angular interrompido com o túmulo de D. Brás Henriques (com pedra de armas e remate em cruz) (*6) e 1 fresta; no lado da Epístola 1 fresta; e, na parede de topo, um retábulo de talha azul e ouro com colunas estriadas, 2 imagens laterais e, ao centro, Cristo.
Materiais
Alvenaria mista, cantaria de calcário, mármore, azulejo tradicional, talha dourada e vitral. Pavimento de madeira e pedra e cobertura de madeira e telha.
Observações
*1 - antigamente esteve colocada a imagem de São Domingos. *2 - um códice encontrado na BNL, na secção de Reservados «Documentos sobre a fundação do Convento de Santo António da Lourinhã» refere e existência, do lado do Evangelho, de azulejos alusivos a Nossa Senhora do Carmo com 2 santos e inscrição inferior «Salve Rainha» e, do lado da Epístola, azulejos alusivos a Nossa Senhora do Rosário, ladeada à direita por S. Domingos e à esquerda por uma santa com a incrição «Ave Maria»; por cima da porta de entrada estavam representados São Pascoal Bailão e São Salvador Doria; "O convento em si é pequeno (...). O claustro tem as meias paredes azulejadas, com seu poço no meio (...) mais dois poços (...) um no pomar e outro no quintal chamado dos 3os que se julga ser o sítio onde foi o primeiro conventinho e igreja ainda que disto não haja vestígio algum. Por baixo do alpendre tem uma apertadinha capelinha dedicada a Santo António que mandou fazer um síndico para seu jazigo, que tem à porta dela. Tem dois dormitórios; o maior tem 8 celas, o mais pequeno tem cinco. Uma capelinha junto à porta do coro com a imagem de N. Pe. S. Francisco, suas varandas cobertas, com duas janelas de cada em cada lado e em um deles fica suas varandas cobertas, com duas janelas de cada em cada lado e em um deles fica a porta da antiga enfermaria, com dois leitos e uma boa varanda que diz para a cerca (...). Tem o convento uma boa e alta torre que aformoseia o edifício e faz ser útil à vila o relógio que está nela por não haver outro na povoação".