Arquitectura de comunicações e transportes, oitocentista. Ponte metálica, de tipo "passerele", franqueando o curso do rio Tejo, com viadutos sobre a linha de caminho de ferro do Leste e Norte, na margem direita, e sobre os mouchões da margem esquerda. A tipologia fora já experimentada na década de 50 em Bordéus (CUSTÓDIO: 1997). A ponte foi uma das maiores obras do génio civil, na data da sua inauguração - a terceira ponte da Europa e a sexta do mundo. Na sua construção foram introduzidas inovações tecnológicas tais como o método de contraventação em terrenos de aluvião (sistema importante para a segurança da ponte em períodos de cheias); na realização das fundações dos pilares de alvenaria de pedra foram usados caixões de ar comprimido, na cravação dos pilares de ferro fundido foi utilizada uma máquina especial (CUSTÓDIO: 1997).
Ponte com 1214m de comprimento e 22m de altura máxima sobre o nível de estiagem, constituída por 2 partes: uma primeira assente em 11 pilares em cantaria interligados por estrutura metálica em gaiola, sobre os quais assenta um tabuleiro rectilíneo, com uma secção inicial correspondente a um viaduto de acesso à margem direita, sob o qual passa a linha férrea, e uma secção maior, de 9 tramos e 620m de comprimento, sobre o leito do rio; uma segunda parte, com um tabuleiro levemente inclinado, apoiado em pilares metálicos interligados por vigas metálicas em cruz, sobre a margem esquerda. O tabuleiro é ladeado por passeios para transeuntes, protegidos por corrimão metálico. Os 2 primeiros e os 2 últimos pilares em cantaria têm forma prismática, os restantes mostram talhamares arredondados.
Materiais
Alvenaria de pedra, ferro fundido e laminado.
Observações
*1 - abrange também o concelho e freguesia de Almeirim. Baptizada com o nome do rei em cujo reinado foi construída, o dia da inauguração foi comemorado com alvoroço e manifestações de entusiasmo, pela população dos concelhos de Santarém e Almeirim, durante 3 dias.(www.cm-almeirim.pt)