Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Palácio Braamcamp

Palácio Braamcamp

O ponto de interesse Palácio Braamcamp encontra-se localizado na freguesia de União de Freguesias da cidade de Santarém no municipio de Santarém e no distrito de Santarém.

Palacete barroco, de dois pisos, o inferior reservado a serviços, o superior a habitação, com 2 portais simétricos rasgados na fachada principal, o da direita de acesso ao átrio e a ampla escadaria que conduz ao andar nobre, o da esquerda comunicando com as cavalariças e zonas de serviço. O edifício repete a tipologia dos edifícios solarengos setecentistas, na organização do espaço e na decoração tardo-barroca da própria fachada, a nível de ornatos da cantaria dos vãos. O palácio foi inicialmente rasgado por arco abobadado, permitindo o acesso à Rua da Amargura, actual Rua Brancaamp Freire e ao chafariz.

Planta composta por vários polígonos adossados. Massas articuladas com cobertura em telhado de 4 águas. Fachada principal virada a E., adaptando-se à linha sinuosa da rua, de 3 panos separados por pilastras e 2 pisos delimitados por frisos, enquadrada lateralmente por cunhais almofadados e emoldurada por rodapé e cimalha saliente; no piso térreo, 2 portais iguais, ladeados por janela, nos panos laterais, uma janela a meio do pano central, ladeada à esquerda por vão em arco redondo, abobadado; piso nobre rasgado por portas-janelas com frontões mistilíneos alternando com simples remates em arquitrave, abrindo para balcões com sacadas em ferro, nos panos laterais, para um balcão corrido no pano central. Os portais e as janelas do piso superior são enquadrados por molduras em cantaria, com ornatos geométricos, enrolamentos, festões e flores. Fachada lateral direita rasgada por janelas de vão rectangular. INTERIOR: O portal do pano direito da fachada E. dá acesso a vestíbulo empedrado, com várias portas rasgadas de acesso a uma sala de exposições e à zona da biblioteca; no eixo do portal um arco redondo sobre pilastras toscanas dá acesso a ampla escadaria de lanço simples, que se divide em 2 lanços depois de patamar intermédio, convergindo num patamar superior. Deste comunica-se por 3 portas de acesso com várias salas intercomunicantes, que deitam para a fachada principal e para o jardim. O portal do pano esquerdo dava outrora acesso a zonas de serviço. No eixo do vão abobadado do pano central e comunicando com o jardim nas traseiras do edifício, um corredor com paredes em cantaria e abóbada de berço em tijolo, correspondente à antiga passagem coberta, que ligava a povoação ao chafariz; nas zonas circundantes vários arcos em tijolo dividiam as lojas do piso térreo e serviam de sustentação ao piso nobre.

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra e tijolo, telhado cerâmcio, cantaria em cunhais, molduras, degraus, pavimentos; caixilharia em madeira; pavimentos em madeira, pedra e tijoleira.

Observações