Arquitetura religiosa, manuelina. Capela de planta longitudinal, composta por 2 quadrados justapostos escalonados, de linhas simples, rematada por pináculos poligonais. Portal de verga recta com conopial diminuto, decorado com rosetas. Nave única separada da capela-mor por arco triunfal em asa-de-cesto, com rosetas e meias-esferas. Cobertura interna de abóbadas rebaixadas, polinervadas, a da nave com combados, apoiadas em mísulas e com bocetes vegetalistas e heráldicos. Revestimento parietal da nave e capela-mor com painéis figurativos de temática hagiográfica compondo silhar, sendo que o painel que representa S. Pamáquio teve como fonte iconográfica uma gravura invertida, tal como é atestado pela legenda. Na nave bancos corridos revestidos de azulejos hispano-árabes de aresta. No arco trinfal há perfurações que indiciam a existência de uma grade. A fresta da parede S não está centrada.
Planta poligonal regular composta por nave e capela-mor, de volumes articulados e coberturas diferenciadas em telhados de duas águas, rematadas em beiradas, duplas na nave. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por socos de cantaria e rematadas em frisos encimados por oito grandes pináculos piramidais sobre plintos facetados. Fachada principal virada a O. rematada em empena, rasgada por portal de verga reta rematado por conopial diminuto, tendo o intradorso côncavo decorado com série de onze flores quadrifoliadas, botoadas e apontadas com pétalas estriadas e recortadas, apoiado em bases diminutas facetadas, com pequena esfera decorado com rosetas; está encimado por óculo circular. Fachada lateral esquerda cega, sendo a oposta rasgada por fresta rectangular em capialço no corpo da nave e janela rectangular na capela-mor. Fachada posterior em empena cega, sendo visível a empena do corpo da nave. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, as da nave flanqueadas por bancos corridos revestidos a azulejo de aresta, estando as paredes revestidas por silhares de azulejos figurativos de temática hagiográfica, azuis e brancos com guarnições a amarelo e manganês. A nave tem cobertura em abóbada de combados, rebaixada e com bocetes apoiada em mísulas, decorada com bocetes vegetalistas e heráldicos (cruz da Ordem de Cristo, esfera armilar e escudo real, ao centro); as nervuras, de seção prismática, formam círculo de oito raios contido numa estrela de oito pontas, que descarrega em mísulas vegetalistas acantonadas e embebidas a meio de cada parede. Pavimento de tijoleira em espinhado. O arco triunfal, em asa de cesto, possui bases compostas por tambores decorados inferiormente por meias esferas e anéis e superiormente facetados em estrela, de onde se elevam dois colunelos, que delimitam o arco, com capitéis decorados com pequenas flores (rosas) e folhas, intercaladas por imposta com três meias esferas, sendo a arquivolta, na frente e no tardoz, preenchida com séries de dezasseis rosetas semelhantes às do portal. A capela-mor está elevada por um degrau, estando revestida com silhares de azulejo figurativos azuis e brancos com episódios da vida de São Jerónimo. Tem abóbada rebaixada e polinervada, com liernes e terceletes a formar estrela de seis pontas, apoiada em mísulas vegetalistas e decorada com bocetes vegetalistas, possuindo o central um escudo com as cinco chagas. Tem pavimento em tijoleira. Possui mesa de altar revestida a azulejos enxaquetados verdes e brancos sobre plataforma rectangular de bordos salientes.
Materiais
Caixas murárias de pedra calcária de talhe irregular rebocadas, molduras e cantarias de alvenaria de pedra calcária de lioz, pavimentos de tijoleira, revestimento de azulejos, abóbadas de alvenaria de pedra calcária rebocada.
Observações
*1 - Zona Especial de Proteção Conjunta da Capela, da Capela de São Jerónimo e o Palacete na Rua de Pedrouços, n.º 97-99.