Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Marcos de Demarcação da Zona de Produção de Vinhos Generosos do Douro em Mesão Frio

Marcos de Demarcação da Zona de Produção de Vinhos Generosos do Douro em Mesão Frio

O ponto de interesse Marcos de Demarcação da Zona de Produção de Vinhos Generosos do Douro em Mesão Frio encontra-se localizado na freguesia de Barqueiros no municipio de Mesão Frio e no distrito de Vila Real.

Arquitectura agrícola, pombalina. Marcos de demarcação de uma região de produção vitícola, de montanha e de encosta, paralelepipédicos, com a face principal epigrafada e as restantes lisas. Marcos graníticos monolíticos de grande simplicidade, com a face principal gravada com uma marcação própria e com a data de colocação. Perpetuam e assinalam a mais antiga região vitícola demarcada e regulamentada do mundo. Ao contrário do que aconteceu com outras demarcações anteriores de regiões vitícolas, como Chianti, em 1716, e Tokay, em em 1737, a demarcação do Alto Douro (v. PT011701040033) foi acompanhada por ampla legislação regulamentadora, por um sistema de classicação das parcelas e dos respectivos vinhos, tendo em conta a complexidade do espaço regional. As demarcações do séc. 18, independentemente da variação dos seus limites, que de c. 40 mil ha passaram para 250 mil, assumiram uma continuidade temporal até aos nossos dias e mantiveram uma grande carga simbólica na região. Os marcos e demarcações são conhecidos como pombalinos devido à associação ao Marquês de Pombal, o primeiro ministro na época.

Marcos de granito paralelepipédicos, de remate liso, apresentando a face principal, virada ao caminho, com a designação "FEITORIA 1758" ou "FEITORIA 1761" e as restantes lisas.

Materiais

Estrutura de granito.

Observações

*1 - DOF: ... colocada sob a Jurisdição da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro: Nº 5 - 6 - na Quinta do Pilar - Barqueiros; Nº 7 - na Quinta da Manuela - Barqueiros; Nº 8 - na Quinta da Ferreira de Baixo - Barqueiros; Nº 9 - na Quinta da Ferreira de Baixo - Barqueiro; Nº 9 - na Quinta das Paredes - Vila Jusã; Nº 10 - no lugar da Forca - Vila Marim. *2 - A zona demarcada de produção dos vinhos do Porto subdivide-se em três sub-regiões, designadas por: Baixo Corgo, que na margem direita do rio Douro vai desde Barqueiros ao rio Corgo (concelho de Mesão Frio, Pêso da Régua, Santa Marta de Penaguião e Vila Real, do distrito de Vila Real), e na margem esquerda desde a freguesia de Barrô, até ao rio Temi-Lobos, próximo da vila de Armamar (concelhos de Armamar e Lamego do distrito de Viseu ; Cima Corgo, que se apoia na anterior e vai até ao meridiano que passa no Cachão de Valeira (na margem direita correspondente ao concelho de Alijó, distrito de Vila Real, e na margem esquerda ao concelho de São João da Pesqueira e Tabuaço, do Distrito de Viseu, e Vila Nova de Foz Côa, do distrito da Guarda; e o Douro Superior, que se apoia na anterior e vai até à fronteira espanhola (correspondente aos concelhos de Carrazeda de Ansiães e Torre de Moncorvo do distrito de Bragança) - (v. PT011701070004, PT011708030001, PT011710020003, PT011711020002, PT011714080012, PT01180100003, PT01180500011 e PT01181900008). A demarcação da região incluía a elaboração de um cadastro ou registo das vinhas autorizadas nas margens do Douro, denominadas vinhas ou vinhos de feitoria e embarque, classificando-os segundo categorias, sendo os vinhos de "feitoria" de primeira categoria destinados à exportação e os vinhos de "ramo" e de mesa, de segunda categoria, para consumo interno. *3 - No concelho de Mesão Frio, os outros marcos implantam-se: Marco Nº 9: na Quinta das Paredes, freguesia de Vila Jusã; Marco Nº 10: no lugar da Forca, freguesia de Vila Marim.