Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Anta de Monte Abraão

Anta de Monte Abraão

O ponto de interesse Anta de Monte Abraão encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Queluz e Belas no municipio de Sintra e no distrito de Lisboa.

Monumentos megalíticos agrupados, formando um pequeno núcleo que, por sua vez, se integra num conjunto mais extenso existente no concelho de Sintra e Amadora. Integram-se em 2 tipologias distintas de dolmens: a anta da Pedra de Mouros na tipologia de dólmens de câmara simples; as outras 2 na tipologia de dólmens de corredor e, dentro desta a Anta de estria no sub-grupo dos de câmara e corredor diferenciado em planta e a anta de Monte Abraão no sub-grupo dos de câmara e corredor indistintos planimetricamente. A anta de Estria conserva ainda a mamoa e a de Pedra de Mouros gravuras rupestres antropomórficas e a pequena couraça pétrea envolvente.

3 sepulcros megalíticos: 1) A Anta do Monte Abraão compõe-se por câmara poligonal com 3,6 m. de diâmetro, assente directamente na rocha, e por corredor, com 8 m. de comprimento e 2 m. de largura, estendendo-se para Nascente, mas sendo já pouco detectável no terreno. Da câmara restam 6 esteios e o chapéu há muito que se encontra tombado; 2) A Anta da Pedra dos Mouros; possui apenas um esteio erguido, com cerca de 5 m., parcialmente apoiado num outro, já fracturado, e com uma pequena couraça pétrea disposta semi-circularmente no exterior do esteio maior, onde ainda se podem ver as gravuras rupestres antropomórficas, representando um homem e uma mulher; 3) A Anta de Estria orientada a poente é formada por câmara poligonal, há muito sem chapéu, corredor virada a S. escavada na rocha e com esteios tombados no interior e por uma couraça de pedra e terra acastanhada de grande altura. Conserva ainda a mamoa, montículo de terra que protegia a sepultura.

Materiais

Calcário

Observações

*1 - DOF: Antas de Belas (Anta do Monte Abraão, Anta da Estria, Anta do Senhor da Serra, Anta da Pedra dos Mouros e Pedra dos Mouros). O espólio das 3 antas está no Museu dos Serviços Geológicos de Portugal. As escavações realizadas na Anta do Monte Abraão forneceram indústria típica muito variada com placas de xisto, cilindros de calcário, pontas de seta e alguma cerâmica. Até à alguns anos, ainda se realizaram na Anta da Pedra dos Mouros romarias para escorregar pelos esteios, demonstrando a permanência de antigos cultos de fertilidade.