Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Grutas Artificiais de Alapraia

Grutas Artificiais de Alapraia

O ponto de interesse Grutas Artificiais de Alapraia encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Cascais e Estoril no municipio de Cascais e no distrito de Lisboa.

Conjunto de quatro grutas com a mesma estrutura: câmara circular com clarabóia e corredor, as quais funcionaram como necrópole durante o Neolítico final e o Calcolítico. A cultura de Alapraia integra-se na cultura do vaso campaniforme do Eneolítico pleno. A gruta IV apresenta uma nova técnica de desenho - pontilhado profundo. As sandálias votivas de calcário encontradas na gruta II só têm paralelo com as encontradas em Almizaraque, Espanha.

Constituída por 4 grutas, escavadas no calcário margoso: Gruta I - câmara com 6,20 m. de diâmetro, 2,80 m. de altura ligando-se por vão rectangular ao corredor, aberto, com 13,70 m. Gruta II - câmara com 4,30 m. de diâmetro, 2,20 m. de altura e clarabóia redonda com 1,2 m. no topo; corredor, quase completamente destruído por um arruamento, comunicando com a câmara por abertura ovalóide de 0,8 m. de eixo maior. Gruta III - câmara com 6,20 m. de diâmetro e 2,40 m. de altura. Gruta IV - Câmara com 4,20 m. de diâmetro, 2,10 m. de altura e o vestíbulo com 7,10 m.

Materiais

Calcário

Observações

*1 - DOF: situada a NE. de São João do Estoril, no lugar de Alapraia. A gruta III, integra-se na propriedade de Armando Lopes Mendes (Herdeiros), representados por José Maria A. Mendes, residente na Rua da Galiza, nº 331 r/c. Galiza; Necrópole eneolítica de Alapraia.