Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Passos da Via Sacra de Setúbal

Passos da Via Sacra de Setúbal

O ponto de interesse Passos da Via Sacra de Setúbal encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Setúbal (São Julião no municipio de Setúbal e no distrito de Setúbal.

Arquitectura religiosa barroca. Capelas de Passos da Paixão de grande verticalidade dada pelos elementos arquitectónicos, de formas plenas e robustas, com ornamentação escultórica na fachada. As pesadas volutas que encimam estes Passos são representativas do gosto artístico deste estilo, pelo movimento que parece desafiar as leis da gravidade e introduzem um dramatismo no equilibrado desenho das pequenas capelas. A grande semelhança que apresentam entre si permite supor um único autor.

Conjunto de 4 capelas (Capela de São Sebastião, Capela de São Francisco Xavier, Capela de São Tiago e Capela de São Marçal), de traça idêntica em plantas quadrangulares, simples e regulares, havendo coincidência exterior / interior; a disposição verticalista das massas, com cobertura homogénea em telhado baixo. As fachadas principais estão orientadas aos pontos cardeais: Capela de São Marçalo a S., Capela de São Sebastião a O., Capela de São Francisco a NO. e Capela de São Tiago a E.. As fachadas principais têm embasamento de cantaria, enquadradas em cunhais formados por pilastras trabalhadas; portais sobrepujados por arco de volta perfeita com pedra de fecho, emoldurado por uma arcada de arco direito; os portais com tímpano, são de duas folhas, implantadas em estrutura de ferro e vidro; ornamentadas por colunas em cunhais e pilastras embebidas; os remates são em cornija arquitravada, em ressalto, sobreposta por frontão interrompido, com decoração em medalhão esculpido ao centro, encimado por cruz, com pesadas volutas; distinguem-se, assentes nos cantos, 4 pesados fogaréus. Nas fachadas laterais, cegas, avança uma gárgula a meio do pano. INTERIOR de espaço único com iluminação através do portal, único vão aberto frente ao altar, a que se acede por dois degraus; o pavimento é coberto por lajes cerâmicas; paredes cobertas por azulejos de tapete e tectos em abóbada de arestas.

Materiais

Cantaria de mármore e brecha da Arrábida, alvenaria, faiança de tijoleira, azulejos e telha, ferro e vidro.

Observações

*1 - engloba ainda as freguesias de São Julião e Santa Maria da Graça.