Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Biblioteca Municipal de Vila Verde

Biblioteca Municipal de Vila Verde

O ponto de interesse Biblioteca Municipal de Vila Verde encontra-se localizado na freguesia de Vila Verde e Barbudo no municipio de Vila Verde e no distrito de Braga.

Arquitectura política e administrativa, oitocentista. Edifício de planta rectangular, com fachadas de dois pisos, separadas por friso e cornija na fachada principal, com pilastras nos cunhais, percorridas por embasamento, rematadas por friso e cornija, e rasgado por vãos de verga recta sobrepostos, com excepção do eixo central da fachada principal cujos vãos são em arco de volta perfeita. Fachada principal, de três panos, com o central terminado em frontão curvo com brasão no tímpano. Fachadas laterais simétricas, de dois pisos, rasgadas por vãos de verga recta sobrepostos. A posterior é rasgada por sete vãos de verga recta sobrepostos. Interior com vestíbulo, tendo na parede testeira arco de volta perfeita a partir da qual surge escada de acesso ao segundo piso.

Planta quadrangular, sendo o corpo central de menor dimensão, flanqueado por dois corpos simétricos. Massa simples de volume horizontal, com coberturas em telhados de quatro águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com os pisos separados por cornija e friso, rasgados regularmente por vãos em verga recta com moldura granítica rectilínea encimada por cornija saliente, integrando bandeira superior, com pilastras nos cunhais, percorridas por embasamento de cantaria granítica, rematadas com friso ritmado por argolas de ferro e cornija sob beiral. Fachada principal virada a NE., de três panos definidos por pilastras, o pano central, terminado em frontão curvo, cujo tímpano integra brasão de formato francês, com as armas de Portugal, envolvido por motivos fitomórficos relevados.No primeiro piso, o pano central possui três vãos e os laterais dois; sendo os panos centrais rasgados por porta e ladeados por janela, enquanto os dos extremos são rasgados por duas janelas. A porta principal têm acesso por três degraus de cantaria, sendo precedidas por pequena plataforma, é em arco abatido, com moldura e platibanda plena de cantaria, ladeada por pilastras com mísulas, que ligam à cornija separadora de piso; interligando a janela central de verga recta, com decoração idêntica à porta, encimada por dupla cornija, e varandim com guarda de ferro forjado, pintado a verde escuro. As janelas dos módulos dos extremos são mais pequenas. No segundo piso, janelas iguais. Fachada laterais simétricas, de dois pisos, rasgadas por oito janelas, em cada um dos pisos. Fachada posterior, segue o esquema de vãos da fachada principal; centralmente é rasgado três vãos e os laterais dois; de verga recta e moldura granítica simples. INTERIOR com acesso principal para um vestíbulo, com pavimento em lajeado granítico, e lambril alto em cantaria, no qual se abre um vão em arco de volta perfeita, sobre pilastra, com fecho central saliente, ladeado por dois vãos de arco de volta perfeita entaipados. Nas paredes laterais, duas portas confrontantes, conduzem aos corredores laterais, onde existem várias salas, algumas comunicantes. A escadaria para o segundo piso, possui os degraus em pedra, guarda em balaústres madeira pintada; a iluminação da escadaria é feita pelo lanternim, O segundo piso possui quatro portas de verga recta de madeira, pintadas, com moldura em madeira também pintada, onde estão instalados os vários serviços da biblioteca.

Materiais

Estrutura em alvenaria de granito rebocada e pintada; elementos estruturais, molduras dos vãos, frisos, cornijas, e escadas em granito; portas, caixilharias, guardas e corrimão em madeira; vidros simples; pavimentos em lajes graníticas e em madeira; portas do vestíbulo em vidro; tectos em estuque; cobertura exterior em telha.

Observações

EM ESTUDO