Arquitectura política e administrativa, seiscentista. Paços do concelho de planta rectangular simples, com fachadas rebocadas e pintadas, terminadas em duplo friso e cornija, cunhais com falsos perpianhos, e de dois pisos rasgados por vãos rectilíneos de molduras simples. A fachada principal apresenta escada de guarda plena e balcão, protegido por alpendre telhado sobre pilares, de acesso ao piso superior, e a lateral esquerda coroada por sineira em arco pleno ladeada de aletas. Todas as fachadas têm janelas de peitoril, as do piso térreo, pertencentes à cadeia, duas delas com grades de ferro, e as do segundo piso com caixilharia de guilhotina. No piso superior possui amplo salão e duas salas.
Planta rectangular de massa simples, com cobertura homogénea em telhado de quatro águas, rematadas em beirada simples. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, de dois pisos, percorridos por embasamento, com cunhais em falsos perpianhos e terminadas em cornija convexa, friso e dupla cornija; são rasgadas por vãos rectilíneos, sobrepostos, de molduras simples, as janelas de peitoril com caixilharia de guilhotina, pintada de verde. Fachada principal virada a S. marcada pela maciço da escada de acesso ao piso superior, de um lanço e balcão, em alvenaria de granito, com as juntas tomadas e pintadas de branco, com guarda plena de remate curvo e arranque com figura zoomórfica cortada; o balcão é coberto por alpendre telhado de três águas, assente em dois pilares toscanos. Ao nível do piso térreo rasgam-se porta de verga recta, sob o patamar da escada, que cria falso átrio com vão em arco, e uma janela e, no superior, uma porta e duas outras janelas. Na fachada O., virada à praça e com entrecorte no cunhal SO., rasgam-se dois vãos sobrepostos, correspondendo no primeiro piso a uma porta e uma janela, gradeada, e no segundo a duas janelas; no alinhamento dos vãos mais próximos da escada, coroa a cobertura sineira, em arco de volta perfeita, moldurado, sobre pilastras, ladeadas por aletas, ambas assentes em bases compridas, e albergando pequeno sino. Fachada posterior rasgada por três eixos de vãos, correspondendo a janelas de peitoril, uma delas gradeada e, a NE. uma porta precedida por escada de pedra com patamar. Na fachada lateral direita abre-se no primeiro piso porta sem moldura e no segundo duas janelas e uma fresta, descentradas; sobre a cobertura, dispõe-se ampla chamin. INTERIOR com as paredes de alvenaria aparente, de juntas tomadas e pintadas de branco, com pisos interligados por escadas estreitas, de madeira. No piso térreo, com pavimento cerâmico, uma das salas encontra-se adaptada a bar da Associação. No piso superior existem duas salas, uma com lareira, de laterais molduradas, pavimento cerâmico e janelas com conversadeiras, e amplo salão, de pavimento em soalho; este comunica com outro compartimento que possui as antigas latrinas, na parede N., com assento em pedra, perfurado e com canal vertical de descarga.
Materiais
Estrutura de alvenaria de granito rebocada e pintada (exterior) ou aparente (interior); falsos perpianhos, molduras dos vãos, frisos, cornijas e sineira em cantaria de granito; portas e caixilharia de madeira; vidros simples e martelados; grades de ferro; pavimento cerâmico e soalho; latrinas em granito; cobertura de telha de aba e canudo.
Observações