Necrópole medieval de sepulturas antropomórficas escavadas na rocha. Sepultura com rebordo exterior para assentamento de lajes de cobertura, cabeceira em arco ultrapassado e "almofada" na cabeceira.
Necrópole de sepulturas antropomórficas abertas em afloramento rochoso, num total de 6 sepulturas dispersas por três locais distintos. No núcleo A as três sepulturas existentes encontram-se abertas no mesmo rochedo, orientadas SO - NE, embora apresentem entre si uma ligeira divergência de eixo. Apresentam exteriormente um rebordo demarcado para assentamento da cobertura, cabeceira com marcação de "almofada" e ombro, sendo o seu contorno anguloso em dois exemplares e em arco de volta perfeita noutro. A c. de 60 m para E. encontra-se o núcleo B, num penedo isolado, conservando uma única sepultura, orientada NO - SE, fragmentada numa das faces laterais. Tem cabeceira em arco ultrapassado, apresentando o contorno exterior um marcado rebordo rebaixado. A c. de 70 m para NE. encontra-se o núcleo C, composto por duas sepulturas implantadas paralelamente num rochedo isolado, orientadas O / NO - E / SE, com cabeceira em arco de volta perfeita, com marcação de ombro, conservando rebordo exterior no seu contorno.
Materiais
Granito.
Observações
Em redor do núcleo B detecta-se à superfície fragmentos de cerâmica comum medieval. Segundo a bibliografia este núcleo integraria uma outra sepultura que não conseguimos detectar e da qual já não memória por parte dos moradores locais.