Necrópole romana e medieval: sepulturas estruturadas com lajes de xisto na vertical; sepulturas em forma de caixa rectangular com paredes de pedra mediana; sarcófagos Duas sepulturas das constituídas por lajes conservavam no seu interior estelas de granito, uma com a figuração da face humana e outra com uma figuração antropomórfica. As sepulturas tipo caixa apresentavam a um canto uma panela com cinzas e uma bilha de gargalo alto.antropomórficos.
Área arqueológica que integra uma necrópole constituída por 4 núcleos de sepulturas, de diferentes tipos e cronologia. O primeiro surgiu a cerca de 250 metros a SO da capela do Senhor Jesus de Santa Marinha, outro no próprio adro da capela (11 sarcófagos), e os restantes a 60 m e 100 m do primeiro.
Materiais
Sarcófagos de granito, sepulturas em xisto.
Observações
A estela antropomórfica e parte do espólio encontram-se no Museu Abade de Baçal, em Bragança. O aparecimento de cerâmica e materiais de construção à superfície, assim como de uma base e um capitel, mós e moedas romanas, testemunham o interesse desta estação arqueológica com vestígios de ocupação romana e medieval. As sepulturas descobertas foram destruídas ou enterradas, conservando-se apenas dois dos sarcófagos antropomórficos, encostados à parede da capela de Sta. Marinha, do lado da Epístola.