Arquitectura religiosa com elementos barrocos, neoclássicos. Igreja de planta longitudinal, com nave, capela-mor, dependências e torre sineira.
Planta longitudinal, de volumes articulados compostos pela nave, capela-mor e dependências na ala E., com coberturas diferenciadas em telhados de 2 águas, e torre sineira, de remate bolboso. Acede-se directamente do exterior para a nave através da porta principal voltada a S. e por duas laterais. No extremos do lado direito, uma porta de acesso ao coro e ao campanário e, no lado oposto, outra de acesso à sacristia. Do lado esquerdo, simetricamente, um vão ligeiramente aprofundado com função de baptistério e uma porta de acesso ao púlpito.Fachada principal voltada a S., acedendo-se por uma escadaria de onze degraus. O portal é em cantaria em arco de volta perfeita, encimado por frontão contracurvado. Ao nível do coro, três janelas simetricamente colocadas, sendo a central alinhada com a porta e em arco com frontão contracurvado e as laterais em vão recto. Todas as cantarias têm recorte exterior. Sobre a janela central existe uma pequena pedra de armas com a simbologia de São Tiago. Rematando o alçado, um frontão delimitado por cimalha e, neste, um óculo oval. No vértice uma cruz em pedra. Ao lado direito deste conjunto, ergue-se a torre sineira, a qual apresenta na base um dos cinco passos do Calvário da Vila, duas frestas de iluminação à escadaria da torre, a um nível superior o espelho em mármore do relógio, com numeração romana; do nível da cimalha para cima, a zona do campanário, com os cantos quebrados, vãos em arco de implantação dos sinos, sanca de remate, sobre a qual existem, aos cantos, quatro fogaréus e se lança a cúpula. Ainda na fachada, ao lado esquerdo, junto ao portal principal, o vestígio de um vão gótico, no qual existe uma inscrição. Toda a fachada é cingida por barras de cor (cinza), bem como o intervalo entre o limite do frontão e o óculo. O alçado E. comporta a torre sineira (sem frestas neste lado), uma porta de acesso ao pátio e, por sua vez, uma outra de acesso à nave, sobre a qual existe uma janela e, ao mesmo nível, uma outra semelhante para iluminação da capela-mor. Num plano inferior existe uma janela para iluminação da sacristia. O alçado N. apenas regista a existência de uma parede da parte posterior da capela-mor, esta mais baixa e com uma janela de iluminação para a tribuna, bem como a parede da nave, mais larga e alta. O alçado O. comporta uma porta a meio da parede da nave, à qual se acede por escadas, já que a cota do piso exterior nesse lado é mais alta. Sobre a porta uma janela e, ao mesmo nível, outra janela de iluminação da capela-mor. INTERIOR: de nave única com duas capelas colaterais, ambas abertas na profundidade da parede, em arco de volta perfeita guarnecido a cantaria, a do lado da epístola dedicada a Santo António e, a do lado do evangelho, dedicada a Cristo Ressuscitado. A capela-mor, rasgada para a nave através de um arco triunfal de volta perfeita, compõem-se de altar em alvenaria e banqueta em madeira, o retábulo assenta sobre uma parede de alvenaria, na qual existe uma porta de acesso ao trono, daí para cima é em madeira, formada por colunas e uma boca da tribuna preenchida com duas grandes portas. Sacristia rectangular com um lavatório de cantaria, um armário em madeira, uma janela para o exterior e uma porta de acesso a um pequeno pátio. Tecto da nave e capela-mor em abóbada, assente numa sanca de remate interior da parede. O pavimento da nave é em madeira, delimitando sepulturas numeradas. A zona das capelas colaterais e da capela-mor é a um plano ligeiramente mais alto, acedendo-se por um degrau, sendo o pavimento em lajes de mármore branco e preto, aplicado à meia esquadria. A zona do presbitério é marcada por dois degraus.
Materiais
Paramentos em alvenaria se pedra, cantarias de pedra das portas e janelas, cobertura em vigamentos de madeira e revestimento em telha mourisca, interiores rebocados e caiados a branco, retábulos em madeira policromada, pavimento da nave em madeira e, do presbitério, em pedra.
Observações
Apresenta uma fissura na fachada na zona de menor resistência, a qual parece ter vindo a alargar. Os mestres de obras construtores haviam trabalhado também nas obras do Santuário do Senhor Jesus da Pedra, daí algumas semelhanças nas soluções dadas aos acabamentos.