Forno comunitário barrosão, de provável construção oitocentista, com planta retangular, com cobertura pétrea assente em arcos, sem contrafortes exteriores. Constitui um dos exemplares de forno comunitário menos rústico, patente na regularidade de talhe das aduelas e pilares, no paramento exterior de cantaria e nas lajes do telhado que se encontram unidas por cimento.
Edifício de planta rectangular coberto por lajes de granito assentes em três arcos de volta perfeita formando telhado de duas águas. Porta de verga recta descentrada na fachada principal, de topo, tendo à direita uma laje saliente, inserida na parede, formando mesa de apoio de cestos. Interior de pavimento cimentado, iluminado por duas janelas de vão rectangular, rasgada uma no paramento lateral, à entrada, e a outra na parede do fundo, próximo da empena, sobre o forno. À direita da entrada, banca "de tender" apresentando estrutura maciça de alvenaria e mesa cimentada. Em frente, a toda a largura do edifício, sob o vão do terceiro arco, plataforma de alvenaria suportando dois fornos com frontal de cantaria coroada por elementos de cornija sobre o vão quadrado, de verga recta, das portas das duas fornalhas. Arcos apoiados em pilares salientes dos paramentos. Sobre a cumeeira do telhado dois respiradouros rectangulares.
Materiais
Um forno de estrutura de granito, outro de estrutura de tijolo, arcos, paredes e cobertura de granito; paramentos interiores de alvenaria miúda, paramentos exteriores de cantaria de várias dimensões; telhado de lajes sobrepostas em fiadas regulares com juntas cimentadas. Porta de madeira.
Observações