Palacete ao gosto ecléctico da época, revivalista e neomanuelino, de 3 pisos escalonados e anexos, abundantemente decorados, a que se adossa torre com função de miradouro, circundado a N. e O. por uma galeria com colunas com profusa gramática decorativa, predominantemente vegetalista, irrepetível. A estrutura do corpo principal apresenta nítida inspiração no Claustro do Mosteiro dos Jerónimos, Torre de Belém e no Mosteiro da Batalha. Nos interiores imitações de abóbadas polinervadas em estuque saídos da Escola Livre das Artes do Desenho, fundada em 1878, em Coimbra, por António Augusto Gonçalves. Importante acervo de escultura e pintura de mestres portugueses da viragem do século, apresentando alguma heterogeneidade. Arquitectonicamente destaca-se a Floreira, corpo poligonal saliente totalmente vazado por aberturas simples e geminadas, que prolonga a sala de jantar e dinamiza a fachada S. do imóvel e o Corpo dos Brasões, assemelhando-se a um armorial de pedra que reune a heráldica autárquica do início do século 20. Importante conjunto de painéis de azulejo de Jorge Colaço ilustrando não só temas da literatura Portuguesa (Os Lusíadas, autos de Gil Vicente, Menina e Moça de Bernardim Ribeiro) mas também, num verdadeiro "documentário cerâmico" episódios da batalha do Buçaco.
Planta irregular, composta. Volumes articulados, conjugando corpos de massa horizontalista e verticalista adossados e sobrepostos. Coberturas diferenciadas em telhados de 2, 3 e 4 águas e terraços. Corpo principal em avanço para E. com 3 pisos escalonados com composição semelhante nas fachadas N. e E.: o piso térreo é percorrido por galeria em arcada plena de bandeiras rendilhadas, com os arcos unidos em pares por outros em asa de cesto, com rosetas, cogulhos nas enjuntas e gárgulas sobre os fechos, suportados por colunas esculturadas com motivos vegetalistas e geométricos, de bases facetadas que assentam em balcão estriado sobre mísulas e cordão com discos; a galeria é coberta por tecto apainelado sobre friso de azulejos policromos e a caixa murária revestida por painéis de azulejos figurativos de temática histórica intercalando portas envidraçadas em arco pleno torso, excepto a extrema da fachada E. em arco polilobado envolvendo duplo arco pleno mainelado, com esfera armilar; remate em platibanda de florões intercalados por pináculos de pinha, sobre calabre; 2º piso recuado com janelas em arco pleno de decoração torsa, vegetalista e enastrada, encimado por "caminho de ronda" defendido por merlões com escudos onde se inscrevem cruzes da Ordem de Cristo; 3º piso, recuado, com janelas em arco pleno e rematado por platibanda de merlões piramidais sobre gárgulas zoomórficas e guaritas no cunhal. À direita da fachada N. um arcobotante com contraforte com imagem da Vitória sobre coluna, rematado por grande pináculo esculturado. Segue-se grande torre de cunhais contrafortados de andares onde se inscrevem nichos com imagens de Santos; junto à base, escada que ascende à galeria por arco pleno encimado por pedra de armas com brasão real; no pano da torre um janelão em arco pleno com rosetas e folhagem, cogulhos no extradorso e brasão real no fecho; superiormente as fachadas N., E. e S. são vazadas por janelas em arco pleno e a fachada O. por janelas em arco conopial em 2 andares separados por friso rendilhado; remate em platibanda esculturada com pináculos e gárgulas cantonais. À direita torre facetada, frestada em faces alternadas e rematada por grande coruchéu com esfera armilar de ferro. Casa dos Arcos de 2 pisos: no 1º, arcada de 3 arcos plenos sobre colunas lisas com capitéis de palmetas, a anteceder porta em arco pleno com tímpano, entre 2 janelas de molduras curvilíneas; no 2º piso 3 janelas em arco pleno, 2 nichos com imagens e uma fresta; remate em banda lombarda e cornija sob beiral. CASA DAS PEDRINHAS (ou dos Embrechados): revestida com pequenas pedras brancas, negras, rosa, laranja e vermelho escuro, compondo desenhos geométricos e florais; à esquerda pano recuado com arco em asa de cesto no piso térreo, sob janelão em arco pleno encimado por escudo nacional e cruz, tendo defronte retábulo pétreo flanqueado por colunas grupadas sobre plintos com águia e leão, abrigando pintura mural de Nossa Senhora com o Menino, de Manini, assente em cachorrada com 2 imagens de anjos; à direita 2 janelas rectangulares em 2 andares; pano saliente tendo a E. janelas de ângulo em 2 pisos, a superior com balcão redondo e dividida por colunas com capitéis compósitos onde assenta verga decorada com cruzes; face O. de 4 pisos: no 1º , arco rebaixado e porta rectangular, no 2º, um alpendre para o qual abre arco pleno e 4 janelas rectangulares, no 3º, 6 janelas rectangulares e no 4º , 4 janelas em arco pleno, as centrais geminadas; face S.: parcialmente adossada ao Convento, vazada por janelas rectangulares; remates em beiral. Fachada S.: a mais complexa, com vários corpos adossados, salientes e recuados, de altimetrias diferenciadas. À direita corpo avançado prismático (Floreira) contrafortado nos vértices, sobre pódio com pequenas janelas em arco pleno; 1º piso vazado por duplos arcos plenos mainelados, esculturados com folhagens, grutescos e heráldica, e lateralmente por janelas em arco trilobado; remate em platibanda rendilhada com gárgulas zoomórficas e pináculos cantonais; à esquerda porta em arco pleno com colunas torsas; os pisos superiores, escalonados, repetem o esquema das fachadas N. e E.. Segue-se à esquerda corpo baixo com acesso por escada de 2 lanços opostos e cruzados e terraço corrido sobre 3 arcos dissemelhantes ladeando fonte entre contrafortes facetados, com gárgulas zoomórficas fingidas; o terraço liga a ANEXO de 3 pisos, tendo no 1º porta em arco trilobado, no 2º porta em arco pleno com tímpano de conchas e 2 janelas em arco festonado envolvido por plenos e, no 3º, 3 janelas em arco conopial com florões. CASA DOS BRASÕES: saliente, delimitada por contrafortes diagonais; na face E. 1º piso com janelas em arco trilobado enquadrando arcos plenos torsos sobre colunelos e mísula central, com decoração floral e medalhões com bustos de navegadores; no 2º piso janelas em arco pleno encimado por conopial com motivos vegetalistas e grutescos, e, no extradorso, 2 brasões ladeados por pilastras floridas e arcobotantes que se unem a janelas em arco pleno de intradorso polilobado; remate em cornija sobre calabre, encimada por platibanda rendilhada com gárgulas antropomórficas cantonais; na face S. piso térreo com porta em arco pleno com intradorso de duplo arco unido inferiormente por florão, e bandeira rendilhada, envolvido por grande arco pleno de rosetas, e à direita 2 janelas de duplo arco mainelado com moldura e enquadramento igual ao da porta, intercaladas por cruzes encaixadas em esferas; remate em varandim rendilhado sobre cachorrada; 2º piso: recuado, antecedido de terraço; ao centro janelão de arco pleno de rosetas a envolver outros 2 de intradorso cairelado sobre mainel, com cruz da Ordem de Cristo no tímpano; de cada lado janela de verga em conopial deprimido, encimado por arco polilobado; um friso vegetalista une os 3 vãos; o 3º piso eleva-se em alfiz flanqueado por colunas facetadas vegetalistas, onde se abre janelão semi-circular sobre avental com brasão real entre serpes aladas, sucessivamente emoldurado por arco cairelado com rosetas, arco pleno torso sobre colunelos facetados com decoração floral e série de 15 brasões distritais dispostos sobre arco pleno rendilhado que, no cimo, se eleva em conopial rematado por florão, ladeado por medalhões com bustos clássicos; nos panos laterais os brasões de Lisboa e Porto; remate em platibanda rendilhada com cruzes. Face O com 3 pisos separados por calabres; no 1º janela em arco polilobado imitando corda; no 2º, à direita 2 janelas em arco pleno ladeando brasão com 3 flores-de-liz, superiormente ligadas por arco rebaixado, e, à esquerda 4 janelas idênticas às do corpo recuado da fachada E., a ladear janelão em triplo arco pleno encimado por 2 esferas armilares e óculo enquadrado por grande arco pleno; o 3º piso é vazado por janelas em arco conopial unidas por 2 frisos de cordão; remate em platibanda vegetalista sobre calabre e cornija estriada. ANEXO: baixo com janelas em arco trilobado, óculo e fresta separadas por contrafortes e ao centro porta em arco pleno encimada por conopial com esfera armilar entre cruzes da Ordem de Cristo; remate em cachorrada estilizada. CASA DOS CEDROS (antiga Casa do Cão) com 3 corpos: à direita escada sobre porta rectangular e "loggia" alpendrada cantonal encimada por janela rectangular; remate de merlões; corpo saliente com janelas maineladas nas 2 faces, no 2º piso de verga recta com decoração vegetalista em arcos policêntricos e no 3º janela tripla de verga recta com arcos polilobados e decoração vegetalista; remate em merlões; pano do corpo da esq.: alto, paralelepipédico, superirormente chanfrado, com contraforte no cunhal, provido de nicho, com janela de sacada no 2º piso, janela de ângulo com varandim no 3º e janela rectangular no 4º. Fachada O.: no 1º piso tripla janela de arcos policêntricos e alpendre sobre colunas, no 2º, 2 janelas em arco policêntrico e recto com florão e, no 3º, janela de ângulo e 2 janelas em arco pleno; remate em merlões no pano da direita e em empena flanqueada por beirais no pano da esquerda. Fachada N.: parcialmente adossada ao Convento, com janelas rectangulares em 2 andares. INTERIOR: Átrio da Recepção: à esquerda, 2 vãos com rosetas e cogulhos, à direita, 2 vãos (1 entaipado) em arco conjugando polilobado, conopial e pleno, interligados por segmentos cairelados e em semi-círculo com espelho; passagem para o Átrio da Escada em arco pleno com grutescos e colunas periféricas com entrançado de cordão e folhas sustendo arco torso com folhagem e rosetas; à direita um arco pleno com grutescos envolto por cairelado, festonado e pleno revestido de folhagem, cruz e esfera armilar; cobertura em abóbada polinervada de combados com bocetes florais. Átrio da Escada: ligação ao anterior por meio de grande arco pleno de 4 arquivoltas, decorado na frente e no tardoz com elementos vegetalistas e cordões com anilhas, tendo no topo pequeno conopial e cogulhos no extradorso; do lado oposto fonte com grutescos e taça florida ladeada por 2 arcos plenos, cingidos por conopial apoiado em colunas torsas vegetalistas e decorado com besantes, entrançados e cogulhos no extradorso; sobre a fonte um baldaquino com figura feminina sentada com livro aberto no regaço; ao lado uma porta em arco pleno com grutescos envolvido por conopial torso vegetalista rematado em florão e perfilado por cogulhos; à esquerda da escada, parede revestida com painéis de azulejos figurativos, azuis e brancos, de temática histórica, formando silhar; ao fundo pequena porta em arco conopial de acesso aos sanitários; cobertura em abóbada abatida com polinervuras torsas sobre mísulas, decorada nos interstícios com cordões, elementos florais e heráldica. Antecedem a escadaria 2 arcos rebaixados sobre pilares com grutescos. Salão Nobre (ou de Carlos Reis): à esquerda da Recepção: com paredes revestidas por lambrim de madeira e tela pintada por Carlos Reis, com cenas campestres, enquadrando portas envidraçadas emolduradas em arco pleno com figuração nas enjuntas e 2 portas em arco pleno encimadas por frontão interrompido com busto central, sobre pilares com grutescos e medalhões; lateralmente lareira monumental com pedra assente em colunas torsas, decorada com grutescos a ladear brasão e rematada por 2 urnas e um frontão baixo de aletas, com leões flanqueando imagem de jovem trovador tocando alaúde, de Costa Mota Sobrinho; cobertura em tecto apainelado tripartido em madeira de cedro do Buçaco. Um grande arco pleno ladeado por painéis com grutescos em relevo sobre 2 pares de colunas, faz a passagem para a Sala João Reis (antigo Salão de Leitura e actual Bar), decorada com pintura sobre tela representando cavaleiros; paredas vazadas por 2 arcos plenos sob cornija, assentes em pilastras com grutescos e flores nas enjuntas, e por 2 portas idênticas às do Salão Nobre abrindo para a Sala João Vaz (Restaurante) com paredes revestidas de lambrins de madeira e pinturas com motivos marinhos; do lado da entrada 3 portas em arco pleno com rosetas, troncos revestidos de folhagem e entrançados; do lado oposto grande arco pleno com grutescos e toros torsos com folhagem, ladeado por colunas rematadas por esferas armilares, a dar para a Floreira; a O. porta idêntica às da entrada e a E. arco trilobado envolvido por pleno com rosetas, apoiado em colunas torsas com troncos podados, tendo ao centro pseudo-mainel torso encimado por brasão real; cobertura em tecto apainelado com florões e pingentes. Floreira: vazada em redor por arcos polilobados mainelados, com bandeiras rendilhadas e profusa decoração vegetalista e heráldica, coberta com abóbada polinervada com bocetes florais apoiada em colunas embebidas esculturadas. À direita corredor com lambrim de madeira e chão lajeado, acedendo à Sala Condeixa por porta em arco pleno com rosetas envolta por toro vegetalista e arco recto sobre colunas helicoidais com cogulhos nas enjuntas; nas paredes pendem tapeçarias e a cobertura é em tecto de caixotões com pinturas. Escadaria: de 2 lanços com patamar; na parede fundeira grande janelão com vitrais enquadrado por arco pleno com 2 nichos com imagens mitológicas e decoração vegetalista, nas paredes laterais 2 grandes painéis de azulejos figurativos de temática histórica e pinturas com personagens da história portuguesa; cobre a escadaria uma abóbada polinervada estrelada. Piso superior: a escada finaliza em 2 arcos deprimidos sobre colunas revestidas de grutescos, dando passagem para átrio com lambrim de madeira e couro trabalhado; lateralmente 2 grandes arcos plenos, com decoração torsa e ramos ascendentes frutados e floridos e com representações animais, dão acesso aos corredores dos quartos cujas portas são encimadas por conopiais com cogulhos; cobertura em abóbada abatida com polinervuras de cordões com bocetes florais e grande fecho de folhagem recortada em pingente. Casa dos Brasões: no piso térreo Sala de Jantar dividida por grande arco quebrado de toros unidos por anéis, sobre pilares decorados com grutescos; no corredor da escada que ascende aos 2 pisos dos quartos, um arco cairelado com ramagens em relevo nas enjuntas; o vão da escada é iluminado por janelão tripartido com bandeira envidraçada; as paredes dos quartos são superiormente decoradas com friso relevado e pintado com losangos, a imitar os embrechados da Casa das Pedrinhas; todas as portas são emolduradas em arco conopial de madeira encimado por florão de estuque; o último piso está destinado a arrumos.
Materiais
Cantarias calcárias de pedra de Ançã, de Portunhos e Outil; alvenarias de pedra argamassada e rebocada (exteriores) e tijolo maciço (interior), estuque, azulejo, vidro, ferro, madeira.
Observações
*1: DOF: Conjunto denominado "Palace Hotel do Buçaco e mata envolvente, incluindo as capelas e ermidas, Cruz Alta e tudo o que nela se contém de interesse histórico e artístico, em conjunto com o Convento de Santa Cruz do Buçaco". *2 - Os desenhos para a construção do vestíbulo incluiam: a estrutura da abóbada e as portas de acesso às várias dependências, a porta de acesso ao escritório, a porta para a sala de baile, o arco do vestíbulo, a porta para a sala de jantar, as portas em frente do arco e da escada e o arco e abóbada do segundo vestíbulo. *3 - "De acordo com os desenhos de Manini, António Augusto Gonçalves propõe o valor de 90$000 para cada estátua da parte românica da fachada, designadamente, para a imagem da virgem e menino com 1,20 m de altura e para as duas imagens de santos, com 1,75 m de altura. Para a parte manuelina, a figura de um anjo alegórico sem asas, com cerca de 5,45 m de altura seria executada pela quantia de 110$000, sendo a pedra fornecida pela Direcção das Obras." (PEREIRA e LUCKHURST). Este orçamento foi aprovado por despacho ministerial de 9 de Junho de 1897. *4 - A autorização para a demolição da antiga casa da administração tem a data de 29 nde Dezembro de 1896. *5 - Estavam em falta, entre outros, os pormenores para os gigantes nos cunhais ou as janelas para o terceiro pavimento. *6 - Nicola Bigaglia recebeu a importância de 600.000 reis "para pagamento do Projecto de Reconstrução da ala sul do Convento do Bussaco", faseado em três prestações - 01 Dezembro de 1898, 01 de Janeiro de 1899 e 01 de Fevereiro de 1899 -. *7 -"Para os vestíbulos são propostos lambris de azulejos, pintura decorativa para os paramentos e pavimentos de mármore. A grande escadaria deveria receber igualmente lambris de azulejo com motivos históricos e pintura decorativa nas paredes e na abóbada inferior. Na sala de bilhar além dos lambris e tecto de madeira seria executada pintura decorativa. As salas nobres mereciam naturalmente maior cuidado. Na sala de jantar o pavimento em madeira seria executado segundo projecto de Manini e as salas de leitura e de baili iriam receber grandes pinturas em tela e doze brazões nos frisos do tecto. Finalmente na galeria exterior seriam colocados painéis de azulejo com desenho especial até à altura das bandeiras das portas. " ( Memória descritiva das obras decorativas do hotel).