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Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Igreja de Nossa Senhora da Conceição

O ponto de interesse Igreja de Nossa Senhora da Conceição encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Cedofeita no municipio de Porto e no distrito de Porto.

Arquitectura religiosa, eclética. Igreja revivalista neo-gótica, de planta longitudinal e três naves, nártex, baptistério, coro alto e dez capelas laterais; fachada principal flanqueada por duas torres assimétricas. Principalmente influenciada pelo estilo gótico, nos arcos em ogiva e presença constante de Vitrais. Igreja de construção tardia dentro do revivalismo neo-gótico. No exterior destaca-se uma das torres, com cerca de cinquenta e seis metros a contar do ponto mais elevado. Na decoração interior algumas referências à arte bizantina e árabe como o rendilhado dos arcos e frisos nas colunas.

Igreja de planta rectangular alongada, de três naves, flanqueada por duas torres, uma de planta octogonal e outra quadrangular. Volumes articulados, coberturas em telhado diferenciadas, sendo a da nave central de duas águas e as laterais de uma água. Tanto a cobertura da torre sineira de contorno octogonal, como a lateral são em granito de forma piramidal. Fachada principal orientada a E., em cantaria lavrada, de empena triangular, ladeada por duas torres, possuindo a mais alta 56 metros e a mais baixa 31. Na composição, salientam-se quatro contrafortes que ladeiam as três portas de acesso ao interior, onde estão colocadas as esculturas de Santo António, São João de Deus, Beato Nuno Álvares Pereira e São João de Brito, com dois metros e meio de altura, cada. As portas são de contorno curvo. Por cima do arco de cada porta surge uma zona com catorze postigos de secção quadrangular e cinco triangulares, preenchidos por vidros hialinos pelo exterior e amarelos no interior, e na parte superior, entre as esculturas apresenta nove pequenos vãos rectangulares com remate angular. A encimar a empena da fachada um alto-relevo com a representação da Imaculada Conceição, ladeada por dois anjos em atitude de adoração. Nas fachadas laterais abrem-se, a meio, vãos com parte superior em pinha geométrica e no interior dos quais rasgam janelas. Superiormente, sobre cornija, abrem-se uma série de janelas corridas com parte superior em empena encimadas por recortes geométricos na caixa murária. Torre sineira situada do lado esquerdo relativamente à fachada principal, apresenta planta octogonal, janelas estreitas nas faces planas e mostradores do relógio. No corpo superior aos mostradores do relógio, surgem aberturas de dimensão considerável, parcialmente fechadas por placas inclinadas que têm o objectivo de proteger os sinos e ainda provocar um certo afastamento do som produzido por eles. Num nível superior, em cada vértice do octógono despontam pináculos piramidais e arcos botantes. A coroar a torre apresenta cobertura piramidal esguia encimada por cruz latina. Situada do lado direito relativamente à fachada principal a torre pequena de secção quadrangular rematada por corpo octogonal, com varandim e cobertura piramidal. Interior antecedido por nártex com ligação através de três portas interiores envidraçadas. O interior apresenta-se dividido por três naves, separadas por duas ordens de seis colunas de secção octogonal que se ramificam nos quatro sentidos originando arcos alongados e vazados. Na zona de transição entre a ábside e as naves, existe um arco profusamente decorado, arco triunfal. Numerosas janelas de forma pentagonal, preenchidas por vitrais permitem a entrada de luz natural criando um efeito cénico. Os tectos de todas as naves são abobadados, separados por vigas com recortes circulares côncavos. Estas vigas prolongam-se do arco cruzeiro até à parede da fachada principal. Nas naves laterais surgem dez capelas todas com a mesma estrutura, com a parede central decorada com azulejos figurativos evocativos da devoção à Virgem Maria emoldurados com embutidos de mármore de várias cores. Existe um desnível entre o pavimento das naves laterais e o pavimento das capelas laterais correspondente a um degrau. Todas as capelas apresentam como pavimento mármore preto. Na parte superior dos arcos de acesso às capelas destacam-se catorze painéis representativos das passagens da Via-sacra. O cruzeiro apresenta-se decorado com uma pintura a fresco representado a coroação da Virgem como rainha dos Céus. Na face interior do arco, dentro de quadrados com vértices truncados, constituindo um octógono irregular, estão pintados motivos ligados à paixão de Cristo. Na base deste integram-se dois púlpitos construídos num só bloco de pedra ancã. Atrás de cada púlpito existe uma porta de acesso a uma zona que corresponderia ao deambulatório. Nas faces laterais do conjunto que suporta o trono de cinco degraus, existe de cada lado uma porta de acesso à sacristia. No coro alto que se estende por cima do nártex, encontra-se instalado o órgão de tubos e o anfiteatro que o ladeia. No lado esquerdo de quem entra fica a capela baptismal de contorno octogonal exibindo nas paredes cinco frescos e seis vitrais representado cenas de baptismo. As entradas de acesso à torre sineira, torre pequena, coro alto, oratório de Santa Rita e baptistério situam-se no nártex.

Materiais

Paredes exteriores de alvenaria em granito aparente na fachada principal e rebocadas as restantes; revestimento da cobertura em zinco tipo camarinha; pavimento interior coberto por taco e por placas de mármore branco e cinza com aplicações de mármore preto; paredes e colunas das naves laterais recobertas por mármore rosa; portas de entrada em ferro forjado com aplicações de bronze; grades de ferro; portas interiores de madeira com vidro temperado; nártex com paredes revestidas a mármore amarelo e pavimento em mármore de lioz adornado com mármore rosa; no interior painéis de azulejos e vitrais.

Observações

A Igreja quando foi delineada pretendia ser construída em tijolo e mosaico policromado, no entanto a comissão de arte e arqueologia da Câmara Municipal do Porto, pelo sentido inovador dos mesmos, reprovou através de pareceres negativos, conduzindo à utilização do granito e mármore. Quase todas as peças ou elementos decorativos da Igreja foram oferecidos à Paróquia como atestam as placas dispersas pelos diferentes espaços. Por exemplo, a colocada na capela-mor diz: "Reconhecimento aos maiores benfeitores desta Igreja, Exmos. Senhores D. Silva Gomes Ferreira, Delfim Ferreira ofereceram: Capela e Altar-mor, portões e janelas da fachada, carrilhão e relógio da torre". A da capela baptismal diz: "Oferecida por: D. Maria Perpétua Bordalo e João Ildefonso Bordalo". *1 Além do Padre Bellot, monge beneditino, autor do projecto inicial, trabalharam nesta igreja, outros técnicos como: os Arquitectos Rogério de Azevedo e Carlos Neves e os Engenheiros José Joaquim ferreira da Silva, Reis Gonçalves e Joaquim Sarmento. *2 Quando se transferiu o altar-mor, foram retirados três baixos-relevos de Henrique Moreira, encontrando-se actualmente dois na sacristia. O outro foi oferecido.