Arquitectura civil pública, neoclássica. Fonte com nicho e tanque único, encaixada entre pilastras, tendo ao centro nicho com um golfinho e bica. Motivos decorativos: golfinho, mísula, frisos e lágrimas.
Fonte em nicho, de cantaria lavrada, rematada na parte superior por uma meia calote, orientada a S. e encaixada entre pilastras coroadas por uma cornija ligeiramente curva. Ao eixo, a meia altura e apoiado numa estreita mísula um relevo figurando uma espécie de golfinho, de cuja boca sai uma bica. Ao nicho está adossado um tanque de face ligeiramente ondulada e saliente de bordo liso. Apoiado neste bordo duas barras chatas de ferro para apoio de vasilhas.
Materiais
Granito no tanque e nicho; ferro na bica e suporte de vasilhas.
Observações
A designações da fonte como do Macaco deriva do aspecto um pouco medonho do golfinho. Esta fonte tem origem na Fonte da Ermida do Séc. 16. *1 - O capitão Borges comprou à Confraria do Espírito Santo uma pena de água, de que se abastecia o Hospital da Irmandade, com a condição de à sua custa mandar fazer na frente da sua casa um chafariz para serventia da população local.