Casas abastadas que constituem um todo homogéneo. Algumas são românticas e existem alguns exemplares Arte Nova e revivalistas. Ambiente marcadamente romântico pela presença do jardim e das habitações algumas delas à imagem de "chalets".
Conjunto definido por uma frente contínua de casas do séc. 19 e princípios do séc. 20 exposta a S. e constituída por edifícios cuja cércea média são dois pisos. Esta frente englobada numa classificação mais recente e mais abrangente, relaciona-se num primeiro plano com o "Jardim do Passeio Alegre", espaço ajardinado de forma trapezoidal, situado entre o Forte de São João Baptista e a Torre - Farol de São Miguel-o-Anjo. Na caracterização destes edifícios é notória a presença dos azulejos a revestir as fachadas, assim como as aberturas com molduras em granito. São ainda visíveis alguns elementos de suporte das coberturas ou alpendres das varandas com peças da "arquitectura do ferro". Um edifício incluído nesta frente é a Fundação Eugénio de Andrade e sua residência.
Materiais
Paredes exteriores rebocadas e / ou revestidas a azulejaria; Coberturas inclinadas revestidas a telha; Vãos com molduras em granito simples; Caixilhos com cor; Guardas e estrutura de suporte em ferro pintado.
Observações
*1 - DOF: Imóveis na Rua do Passeio Alegre, entre a Rua de Santa Anastácia e a Capela de Nossa Senhora da Lapa. O projecto do "Jardim do Passeio Alegre" deve-se ao paisagista alemão Emílio David.