Arquitectura religiosa, barroca. Igreja de planta longitudinal composta por nave, capela-mor, torre sineira e dois corpos adossados lateralmente à capela-mor. Volumes articulados com coberturas diferenciadas, fachadas rebocadas e pintadas de branco, com vãos destacados por molduras de granito. Composição em eixo, com frontispício ritmado por pilastras duplas nos cunhais que, ao nível da cobertura são encimadas por sineiras, e remate em frontão curvo, decorativamente duplo, com volutas e motivos foliáceos. Retábulos de talha dourada em estilo joanino. Esta capela apesar das suas dimensões utiliza o mesmo princípio de articulação dos espaços que a igreja e torre dos Clérigos. Os seus retábulos em talha dourada são considerados uma das melhores obras nacionais do periodo joanino.
Planta longitudinal composta por nave e capela-mor rectangulares, torre adossada no eixo da capela-mor e, para cada lado, de forma simétrica, dois corpos de planta rectangular destinado o do lado E. a sacristia e capela mortuária e o do lado O. a cartório e serviços de apoio. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na nave e capela-mor e quatro águas na sacristia, cartório e torre. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas, as laterais por embasamento destacado a cor azul e a posterior e principal por embasamento de granito, e rematadas por friso e cornija sobreposta por beirada simples. Fachada principal orientada a S., enquadrada por duplas pilastras nos cunhais, alinhadas com duas sineiras, em arco de volta perfeita, ornamentadas com volutas em relevo e rematadas por flor-de-lis, apoiadas no entablamento; rasgada por portal de verga recta e óculo, interligados e envolvidos por moldura recortada e ondulada, relevada com volutas, pingentes, elementos fitomórficos e flor-de-lis na parte superior; porta de madeira, de duas folhas, decorada por almofadas. Rematam a fachada dois frontões sobrepostos, recortados, de linhas curvas e contra curvas, volutadas, terminando o primeiro, com uma esfera; o segundo de maiores dimensões remata em arco de volta perfeita com enrolamentos nos extremos e um motivo foliáceo aberto, no fecho do arco, sendo coroado por cruz de trevo no vértice. Ladeiam o conjunto as duas sineiras, sem sinos. Fachada laterais, simétricas, rasgadas ao nível da nave, por três vãos de verga recta, com molduras simples, sendo o central porta confrontante, de duas folhas de madeira, almofadadas, ladeada, num plano superior, por duas janelas, uma de cada lado, protegidas por grades de ferro e vidro martelado, formando quadricula. Junto à porta, apresenta cruz latina de granito, lisa, encaixada em plinto paralelepipédico de bordos salientes, assente em base quadrangular, escalonada, de dois degraus. Corpos adossados à capela-mor, de disposição simétrica, enquadrados por cunhais apilastrados de granito, rasgados por vãos de verga recta, apresentando o localizado a O. porta acedida por um degrau na fachada S., quatro janelas quadradas na fachada O. e Porta e janela semelhante na fachada norte, sendo a porta acedida por quatro degraus. O corpo localizado a E. apresenta a fachada S. cega, a E. rasgada por duas janelas idênticas às do corpo O., janela rectangular e porta acedida por um degrau, e a fachada N. porta acedida por dois degraus. A fachada posterior integra a torre sineira, de planta quadrangular enquadrada por cunhais apilastrados, dividida em dois registos separados por duplo friso e cornija saliente, rasgada no primeiro registo por posta de verga recta na face E. e óculo na fachada N.; segundo registo marcado por entablamento onde se circunscreve relógio circundado por moldura de granito, seguido pelas quatro sineiras em arco de volta perfeita, encimada a da fachada N. por um segundo relógio, rematado por duplo friso e cornija, coroado por pináculos nos vértices, e encimado por cobertura em coruchéu. INTERIOR com paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridas por lambrim de madeira, policromado e dourado, decorado com motivos geométricos, tecto de perfil curvo formado por caixotões pintados com fingidos marmóreos, em tons de rosa, azul, branco e elementos centrais de talha dourada. Coro-alto em madeira, protegido por guarda de balaústres brancos e dourados, assente sobre mísulas encaixadas na parede e duas colunas salomónicas, possuindo inscrição pintada na face frontal. Na nave, dois púlpitos confrontantes, quadrangulares, com base em granito pintado a marmoreados fingidos e guardas de madeira entalhada, profusamente decorado com folhas de acanto, e volutas, apresentando ao centro emblema dominicano, assentes sobre consola de granito, também pintada a marmoreados fingidos. Embutidos nas paredes, surgem, um de cada lado, nichos de talha com imagem e porta com frontaleira também de talha. Dois altares laterais de talha dourada colocados em ângulo ligam-se à decoração, também em talha, que envolve o arco triunfal, prolongando-se no frontispício entalhado, rematado por uma pintura a óleo que representa S. Miguel; sobre o remate e por baixo da pintura, numa cartela cordiforme, surge a inscrição QUIS UT DEUS. Arco cruzeiro de volta perfeita, com pinturas alusivas a Nossa Senhora. Capela-mor rasgada nas paredes laterais por dois nichos, um de cada lado, com imaginária; sobre supedâneo de dois degraus surge retábulo-mor, de talha dourada, de planta côncava e três eixos definidos por duas colunas salomónicas de cada lado, decoradas por grinaldas de flores e folhas nas reentrâncias espiraladas, sustentadas por atlantes. Sobre as colunas, entablamento e sobre este remate superior em dossel com uma grande sanefa em forma de cortinado; ao eixo surge num plano inferior sacrário, seguido de nicho com imaginária e trono que remata com um sol radiado para a Exposição do Santíssimo.
Materiais
Paredes exteriores de alvenaria de granito rebocadas e pintadas de branco pelo interior e exterior; pavimento em madeira e mármore; lambrim em estuque policromado e dourado; tecto em caixotões de madeira pintado (nave e capela-mor); estrutura da cobertura, portas, brancos e coro-alto em madeira; retábulos, guardas dos púlpitos, colunas e mísulas do colo-alto e sanefas em talha dourada; cobertura exterior em telha tradicional.
Observações
*1 - Domingos Costa mestre-pedreiro, construiu o corpo da Igreja de São Pedro de Miragaia, a de Santa Marinha (Vila Nova de Gaia), Igreja e sacristia de Nossa Senhora da Esperança, reforma da Igreja da Misericórdia, enfermaria e Torre da Igreja dos Clérigos, Igreja Matriz de Póvoa de Varzim e abóbada da Igreja de Santa Cruz do Bispo. Saliente-se que a maioria destes casos estão ligados ao arq. Nicolau Nasoni. *2 - A Igreja de Nevogilde tinha como padroeiros os mosteiros de Santo Tirso e Pombeiro. O padroado passou à coroa e depois aos antecessores dos Marqueses de Fontes e Abrantes.