Arquitetura religiosa, setecentista. Capela do Calvário, rodeada por cruzes e envolvida por recinto de festas, de planta retangular composta por nave, capela-mor e sacristia adossada ao lado esquerdo, com coberturas interiores diferenciadas em falsas abóbadas de berço em caixotões com molduras de talha, iluminada uniformemente por janelas retilíneas em capialço rasgadas nas fachadas laterais. Fachada principal rematada em empena com os vãos rasgados em eixo composto por portal e janela retilíneos. Fachadas com cunhais de cantaria, firmados por pináculos, e rematadas em cornija, as laterais com portas travessas de verga reta. Interior com coro-alto, púlpito no lado do Evangelho e arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras toscanas, flanqueado por retábulos colaterais e revestido a talha dourada do estilo nacional. Capela-mor com supedâneo de madeira, onde surge o retábulo-mor, de talha dourada, do estilo nacional. Capela bastante simples, com os vãos da fachada principal e portas reformados no séc. 19, mantendo as janelas em capialço seiscentistas, uma da fachada lateral esquerda entaipada pelo adossamento da sacristia à capela-mor, sendo visível, contudo, o seu vão; na capela-mor, no lado da Epístola, surge um outro vão, jacente, atualmente entaipado. Os pináculos revelam uma feitura oitocentista. O interior revela-se mais interessante do ponto de vista patrimonial, de onde foi removido o coro-alto, de que subsistem as mísulas de apoio. Mantém a teia do presbitério, embora de feitura oitocentista, contemporânea da guarda do púlpito, e a pintura em brustesco do arco triunfal. Este encontra-se revestido a talha, com painel relevado central mais tardio, representando uma Pietà, ladeado por retábulos de dois registos, mantendo os painéis pintados. O retábulo-mor com talha do mesmo período dos retábulos colaterais, possui mesa de altar de feitura recente, com decoração de inspiração rococó. Destaca-se a cobertura da capela-mor, em caixotões pintados com cenas da Paixão, de características populares.
Planta retangular composta por nave, capela-mor e sacristia adossada à fachada lateral esquerda, de volumes articulados e escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas, rematadas em beiradas simples. Fachadas em cantaria de granito aparente, em aparelho isódomo, percorridas por socos de cantaria, flanqueadas por cunhais apilastrados, encimados por altos frisos e firmados por pináculos côncavos com bola, e rematadas em cornijas. As empenas da nave, da cabeceira e da sacristia são coroadas por cruzes latinas sobre plintos volutados. Os vãos são retilíneos e com molduras simples em cantaria. Fachada principal virada a SO., rematada em empena, rasgada por portal de verga reta encimado por janela quadrangular. Fachada lateral esquerda com porta de verga reta e janela em capialço no corpo da nave, sendo marcada pelo anexo, com remate em empena, alteada relativamente ao nível primitivo, rasgada por janela em capialço, surgindo, na face SO., uma porta de verga reta, com acesso por três degraus de cantaria. Fachada lateral direita com porta travessa de verga reta e duas janelas em capialço, uma no corpo da nave e outra no da capela-mor. Fachada posterior em empena cega, marcada por uma pedra de armas dos Rebelo. INTERIOR com as paredes da nave em cantaria de granito aparente, tendo cobertura em falsa abóbada de berço abatido de madeira, em caixotões com molduras salientes e rosetões dourados nos ângulos, assentes em frisos e cornijas, interrompidas por mísulas equidistantes, e reforçada por tirantes metálicos; pavimento em lajeado de granito. Sobre o portal axial, quatro mísulas de cantaria, correspondentes aos apoios do antigo coro-alto. No lado do Evangelho, púlpito quadrangular com bacia de cantaria e guarda de madeira torneada, com acesso por escadas de cantaria de granito no lado direito. Presbitério elevado por um degrau e protegido por teia de madeira torneada, com os frisos ornados por entrelaçados. Arco triunfal de volta perfeita assente em pilastras toscanas, com vestígios de pinturas murais, formando brutescos compostos por acantos enrolados, pintados a dourado, flanqueado por duas capelas retabulares colaterais, que se prolongam sobre o arco, revestindo-o a talha, dedicadas a Santo António (Evangelho) e São Francisco (Epístola). Capela-mor com paredes rebocadas e pintadas de branco, com cobertura em falsa abóbada de berço abatido de madeira, em caixotões pintados com a Paixão de Cristo, tendo molduras e frisos e cornijas de apoio, de talha dourada. Sobre supedâneo de um degrau em madeira, o retábulo-mor, de talha dourada, de planta côncava e um eixo definido por seis colunas torsas, ornadas por pâmpanos, as centrais assentes em consolas, ornadas por cartelas, e as exteriores sobre o banco, que se prolongam em duas arquivoltas torsas, unidas por aduelas salientes no sentido do raio, flanqueadas por anjos, formando o ático. Ao centro, tribuna de volta perfeita com boca rendilhada e fundo pintado com motivos florais, tendo cobertura em caixotões de talha; na base da tribuna, duas mísulas. Altar paralelepipédico com frontal pintado de branco e dourado, marcado por sebastos e sanefas, tendo a zona central ornada por cartela, de onde saem festões que se unem a troféus com os símbolos da Paixão de Cristo; a sanefa e sebastos são ornados por concheados, acantos e açafates. Está ladeado pelas portas de apainelados de acantos, de acesso à tribuna, e encimado pro sacrário embutido na estrutura, envolvido por anjos e acantos, tendo a porta ornada por cruz inscrita em resplendor. Fronteira, a mesa de altar, de madeira, assente em duas colunas torsas, surgindo, no lado da Epístola, credencia e nicho de alfaias embutido na parede, encimado por vão jacente, entaipado; confrontantes, bancos corridos, de madeira, destinados aos celebrantes. No lado do Evangelho, porta de verga reta de acesso à sacristia, com paredes rebocadas e pintadas de branco, tendo teto de madeira, parcialmente inclinado, e pavimento em lajeado, contendo arcaz de madeira com três gavetões centrais e duas portas, armários embutidos no muro e lavabo em cantaria de granito, composto por espaldar retilíneo, almofadado, rematado por cornija e cruz latina, envolvida por volutas, inscritas em painel retilíneo; possui taça ovalada e estriada, de bordo saliente.
Materiais
Estrutura em cantaria de granito, rebocada e pintada no interior da capela-mor; pináculos, frisos, cornijas, cruzes, mísulas e modinaturas em cantaria de granito; portas de madeira; púlpito com bacia de cantaria e guarda de madeira; teia em madeira; pavimentos em lajeado de granito; coberturas interiores de madeira, revestida exteriormente em telha cerâmica; supedâneo de madeira; armários de madeira; lavabo em cantaria de granito; retábulos e revestimento do arco triunfal em talha dourada.
Observações
* 1 - DOF: Capela de Santa Cruz, respetivo adro e o recinto onde se realiza a romaria, incluindo a fonte e as árvores nele existentes.