Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Mosteiro de São Simão da Junqueira

Mosteiro de São Simão da Junqueira

O ponto de interesse Mosteiro de São Simão da Junqueira encontra-se localizado na freguesia de Junqueira no municipio de Vila do Conde e no distrito de Porto.

Arquitectura religiosa.

Centrada na planta do edifício em U, a casa apresenta-se reconstruída em redor do antigo claustro do convento num barroco convencional. O rés-do-chão foi deixado para armazéns e a zona nobre colocada no 1º andar. O conjunto foi concebido como uma sucessão de compartimentos, abrindo para um corredor sobre um antigo claustro, hoje praticamente inexistente. A iluminação é feita por janelas de guilhotina situadas no andar nobre, sendo as do primeiro gradeadas. O acesso é realizado por larga escadaria, de um só lanço, situada na fachada principal. Interior tectos de caixotões, tectos de estuques lavrados, bem como revestimento de azulejo dos séc.17 e 18. O pavimento apresenta-se lajeado em algumas divisões e em soalho de tábuas corridas noutras, e uma porta de entrada para divisão interior, almofadada, com notável decoração. CLAUSTRO com desenho respeitando a lógica dos restantes espaços exteriores, com quatros canteiros em forma de L, construídos em buxo topiado e preenchidos com arbustos. Os canteiros definem quatro caminhos perpendiculares ao alinhamento das arcadas e que permitem aceder a um chafariz imponente no centro do claustro. O chafariz tem uma base em forma de quadrando com uma semicircunferência saliente em cada um dos lados e colocada no como de três degraus. A água jorra de quatro bicas existentes numa esfera encimada por uma águia coroada e cai para sucessivamente para duas taças, a de cima menor que a de baixo, por quatro bicas existentes em cada uma delas alcançando, por fim, a base do chafariz. O claustro é enquadrado por arcaria sendo três dos lados com as paredes revestidas em painéis de azulejo. O quarto lado é constituído por uma pérgula de madeira assente em colunas de pedra e coberta com glicínia. Nesse lado existe uma zona coberta com uma mesa rectangular ao centro e bancos revestidos a cortiça junto às paredes laterais. Na parede do fundo existe uma porta de ferro que acede à zona posterior do mosteiro. No mesmo lado do claustro existe, à direita da zona coberta, um outro portão que dá para uma escadaria em cujo topo existe um pequeno átrio com as paredes revestidas azulejo.

Materiais

Granito aparente e rebocado, madeira, azulejo.

Observações

*1 - O Mosteiro de São Simão da Junqueira constitui, com a Igreja do mesmo nome (edificada em 1687), um conjunto. Considera-se de todo o interesse o alargamento da classificação ao conjunto claramente monumental.