Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Palácio da Independência

Palácio da Independência

O ponto de interesse Palácio da Independência encontra-se localizado na freguesia de Santa Maria Maior no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Arquitectura residencial, maneirista e revivalista. Palácio urbano de planta composta por corpos longitudinais justapostos e adossados, formando conjunto irregular, enquadrando 2 pátios e, no topo, 1 jardim de buxo; frontespício provido de amplo portal com túnel em rampa para entrada de carruagens. Corpos de 2 e 3 pisos, espelhando a usual divisão social, ritmados por filas de janelas de sacada de moldura rectangular; a decoração arquitectónica classicizante concentra-se no portal principal e janelão do andar nobre. Na estrutura, maioritariamente desprovida de decoração, inscrevem-se 4 portais neo-manuelinos, revivalismo do estilo da construção inicial, de que resta o corpo das cozinhas com grandes chaminés de cones facetados. É um dos raros palácios que conserva chaminés monumentais, de raiz quinhentista, exceptuando o Palácio de Sintra. No pátio superior, jardim e interior azulejos de composição figurativa do 1º quartel do séc. 18 de grande interesse iconográfico e alguns com padrões raros. No pátio superior 2 painéis assinados por Gabriel del Barco. No Jardim fonte de taça polilobada com decoração zoomórfica manuelina.

Planta irregular, composta por 4 corpos longitudidais, trapezoidais irregulares, justapostos e agrupados em redor de um pátio rectangular (Pátio Principal), tendo adossado a N. corpo longitudinal rectangular, em plano elevado, a que se liga obliquamente outro, mais estreito, para E., ambos enquadrando pátio trapezoidal irregular; a N. jardim rectangular tendo ao fundo 2 casas rectangulares e uma gruta de fresco longitudinal. Volumes articulados de massa horizontalista de que sobressaem 2 grandes chaminés sobre o corpo E.. Coberturas diferenciadas de telhados a 3 águas sobre os corpos principais, a 4 e 2 águas sobre os corpos N., a 1 água sobre as casas do jardim e terraço sobre o piso intermédio, avançado, do corpo E.. Fachada principal: a S., com embasamento alto de cantaria onde se abre, à esq., 1 arco pleno e 3 janelas rectangulares, semi-ocultas pelo terreiro, encimado por 2 registos separados por friso saliente: no 1º 10 janelas de moldura rectangular com espelho inferior e duplo lintel, tendo ao centro portal rectangular ladeado por pilastras decoradas com grinaldas e encimadas por consolas; no 2º 10 janelas de sacada rectangulares de duplo lintel, rematadas por cornija e providas de varandins de ferro, ladeando outra maior com varanda de balaústres acantonados por pilaretes decorados com palmas, os laterais sustentando urnas floridas, e encimada por pedra de armas dos Almadas e Abranches *1 envolta por cartela de onde pendem grinaldas tendo superiormente concha com águia estendida; remate em cornija. Fachada E.: 1 corpo irregular, saliente,com embasamento muito alto à esq. e onde se abre 1 porta rectangular e 2 janelas quadrangulares gradeadas, de dimensões desiguais; remate em cornija; à dir. corpos adossados a edifícios. Fachada N: muro do jardim, correspondente a troço da Cerca Fernandina. Fachada O.: parcialmente adossada a edifícios, à esq.; o pano visível é o do corpo principal com 3 pisos: no 1º arcada envidraçada de 7 arcos plenos, no interior da qual se abrem janelas e portas rectangulares, e no 2º e 3º fenestração regular, idêntica à do frontespício, em número de 7; remate em cornija. O acesso ao Pátio Principal faz-se a partir do portal principal por amplo túnel em rampa coberto por abóbadas rebaixadas transversais conjugadas com abóbadas de aresta, apoiadas em 3 grandes arcos torais em asa de cesto progressivamente ampliados; lateralmente, em cada tramo, abrem-se portas rectangulares providas de degraus. Rodeando o Pátio a ala O. possui 2 registos: no 1º colunata toscana de 4 colunas, sendo as centrais grupadas, a enquadrar portal duplo encimado por arquitrave, flanqueado por 1 porta (dir.) e uma janela (esq.), ambas de moldura rectangular; no 2º 4 janelas rectangulares de sacada com varandins de ferro, as 2 centrais flanqueadas por pilaretes e ligadas pelo varandim; sobre as janelas lápide com inscrição alusiva à aquisição do Palácio; remate em cornija. Ala S.: registo inferior rasgado pelo grande arco em asa de cesto da entrada; no 2º registo 2 panos: o do corpo principal com 5 janelas rectangulares, sendo a da dir. menor, e o pano da esq., mais baixo, com 1 porta rectangular e outra de moldura em arco recto de intradorso polilobado com nastros e meias-esferas; remates em cornija. Ala E.: 2 corpos escalonados em altura, o 1º é avançado, vazado ao centro por pequena janela quadrangular, e ao qual se encosta escadaria com patamar superiormente dividida em 2 lanços sobre 2 arcos aviajados de vão profundo, em cujo interior se abrem portas e janelas de moldura rectangular; as escadas conduzem a terraço com rodapé de azulejos azuis e brancos adossado ao corpo das Cozinhas que tem, ao centro, janela rectangular de capialços profundos; remate em cornija; sobre o telhado elevam-se 2 grande chaminés de cones oitavados, sensivelmente diferentes: o da esq. com friso denteado a meia altura e o da dir. liso, ambos coroados por merlões, formalmente distintos, a circundar tubo cilíndrico rematado por anel e denteado de tijolo. Ala N.: 2 pisos separados por friso, no 1º 4 portas de moldura rectangular e 1 quadrangular; no 2º 3 janelas de sacada rectangulares e, à dir., 1 porta rectangular e outra de moldura polilobada com decoração zoomórfica e encordoada; remate em cornija. Um túnel rampante revestido com silhar de azulejos de padrão atravessa o corpo N. prolongando-se em escada que desemboca no pátio superior, lajeado e parcialmente revestido de azulejos em rodapés e painéis figurativos a E. e N.. Na ala S., a ladear a escada, 2 portais semelhantes em arco recto de intradorso polilobado, com decoração de nastros e meias-esferas; à esq. pequena janela rectangular; remate em cornija. Na ala O. 2 registos: no 1º 2 portas e 1 janela, rectangulares, e no 2º 3 janelas de sacada de moldura rectangular com varandins de ferro; remate em cornija. A N. corpo transversal de 2 registos: o 1º aberto, em jeito de alpendre, com 2 colunas, tendo 1 porta a O. e outra a N., gradeada, de acesso ao jardim; nas paredes N. e E. bancos de pedra e painéis de azulejos figurativos azuis e brancos; no 2º registo 2 janelas de moldura rectangular; remate em cornija. A N. o Jardim, sobreelevado, a que se acede por escada de 2 lanços simétricos, composto por canteiros de buxo que rodeiam tanque polilobado e flanqueado a E. e O. por panos de muro altos e irregulares de edifícios. Ala S. do corpo transversal com 2 registos: no 1º 2 portas duplas (dir.) e 1 simples, com molduras rectangulares, e no 2º 4 janelas de sacada rectangulares com varandins de ferro; remate em cornija. A N. zona de fresco encostada a troço da Cerca Fernandina, composta por 2 corpos simétricos salientes com portas rectangulares: à dir. a Sala dos Conjurados, à esq., sala com cisterna tendo na parede de fundo um arco quebrado cego das antigas portas da cidade; entre os 2 corpos e encostado à muralha um espaldar azulejado de painéis polícromos alusivos à Restauração, vazado por 2 portas gradeadas em arco pleno (a da dir. comunicando com escada de acesso a terraço e à muralha); remate em empenas angulares e onduladas decoradas com rosetas e volutas, a envolver fonte manuelina de taça polilobada assente sobre lago circular, cuja água jorra de cabeça alada ao centro do espaldar azulejado ; à dir. arco pleno de gruta abobadada revestida de embrechados de conchas e pedras. INTERIOR: os corpos S. e O. do núcleo principal possuem um piso zero (cave), correspondente ao 1º registo das respectivas fachadas, ocupado pela Livraria da IN-CM (sob as arcadas), 2 salas de exposições (galerias ou lojas), Sala Andrade Moura antecedida de hall, pequenas arrecadações e instalações sanitárias; a SO. do Pátio há um troço de antiga escada e uma cisterna. No piso 1 ( r/c) do corpo S., ladeando o túnel da entrada, localizam-se, à dir. a Portaria, Secretaria e Arquivo e, à esq., um vestiário e salas de exposições com tectos de madeira; no corpo O., para além do amplo átrio com escadaria transversal coberto com tecto pintado com emblema da Mocidade Portuguesa, há, à dir., uma sala abobadada de aresta destinada a actividades didácticas, denominada Sala do Hino e da Bandeira, e um pequeno gabinete; no corpo N., da dir. para a esq., uma sucessão de salas longitudinais paralelas, adossadas: arrecadação da limpeza, sala do Núcleo Feminino, arrecadação, corredor/escada de acesso ao pátio superior, armazém de livros, Sala de Esgrima, Sala dos Arcos e Sala do Palco (actividades culturais); algumas das salas conservam arcos da antiga construção; o corpo E. é ocupado por instalações sanitárias e respectivo corredor. No piso 2 (andar nobre) o corpo S. é percorrido por corredor no qual se abrem portas de moldura rectangular de acesso à Sala de Convívio, abobadada, ao Salão Nobre, com chão de "parquet de damas", lambri de madeira, molduras de portas e janelas de calcário vermelho e tecto de masseira, apainelado, e Sala do Conselho Supremo, em anfiteatro, abobadada; a SO. o gabinete do Presidente da Sociedade Histórica da Independência de Portugal, abobadado; no corpo O. um pequeno gabinete, a Sala dos Directores, abobadada e uma Sala revestida com silhar de azulejos figurativos de temática mitológica, abobadada; no corpo N. um corredor estabelece ligação com 3 gabinetes, o Departamento de Música e uma Sala de Exposições; no corpo E. 3 pequenas Salas de Exposições contíguas, as 2 últimas correspondentes às antigas Cozinhas, cujas chaminés assentam sobre trompas de ângulo. No corpo longitudinal N. o piso térreo é ocupado pela Sala da Comissão Portuguesa de História Militar, revestida por silhar de azulejos de albarradas, e por outra Sala, ambas com tectos de masseira, 1 gabinete e 2 salas de apoio; no piso superior localiza-se a Biblioteca e o respectivo Depósito e a Sala de Leitura. No corpo tranversal, sobre o alpendre, um hall antecedendo amplo gabinete.

Materiais

Cantaria calcária e alvenaria mista rebocada; tijolo; tijoleira; azulejos; vidro; ferro; pavimentos e tectos de madeira; cobertura de telha.

Observações

*1 - Zona Especial de Proteção Conjunta da Avenida da Liberdade e edifícios classificados na área circundante. *1 - As armas dos Almada são: de ouro, banda de azul carregada de duas flores florenciadas e vazias de ouro, acompanhada de duas aguietas estendidas de vermelho, armadas e sancadas de negro. Timbre: uma aguieta de negro. * 2 - Grande parte dos azulejos de padrão foram colocados no edifício quando das obras realizadas nos anos 40 do séc. 20 sob direcção de Raul Lino; alguns serão provenientes do próprio Palácio ou de outro edifício, outros estariam em depósito nos Monumentos Nacionais. Os azulejos de composição figurativa do pátio superior, provavelmente oriundos de salas do Palácio, foram igualmente colocados no pátio na mesma época, servindo de espaldar a bancos corridos. *3 - conjunto muito restaurado; muitos dos azulejos foram refeitos nos anos 90 (séc. 20). *4 - Silhar restaurado em 1990. Muitos azulejos foram feitos de novo, a altura do silhar foi reduzida (de 6 a 4 azulejos), a fiada inferior composta por azulejos de padrão de búzios (P - 398) desapareceu, sendo substituída por cercadura recente, imitando azulejo do séc. 18. *5 - na Igreja de São Romão em Carnaxide, no corredor ao lado da capela-mor, existe um silhar de azulejos de composição figurativa idêntico a um dos silhares desta sala. *6 - No arquivo da DSID na documentação da REOM constante no processo do imóvel encontra-se um conjunto de documentos relativos ao processo de encomenda da lápide onde figura a minuta da epígrafe, elemento raro e fundamental para verificar as modificações operadas na oficina de cantaria. Através desta documentação ficamos também a saber que a lápide foi executada pela Mármores e Cantarias de Pero Pinheiro- Estremoz, Ldª. pelo preço de 450$00.