Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Igreja de São Tiago

Igreja de São Tiago

O ponto de interesse Igreja de São Tiago encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Eiras e São Paulo de Frades no municipio de Coimbra e no distrito de Coimbra.

Arquitectura religiosa barroca. Igreja paroquial de nave única.

Planta longitudinal composta de nave, capela-mor, sacristia e anexos. Interior - exterior não coincidentes. Volumes articulados, com disposição horizontal das massas no corpo da igreja, capela-mor e anexos em contraste com a verticalidade das torres. Cobertura de 2 águas na nave. Fachada principal orientada a NO. Pano único enquadrado por pilastras dóricas, rematado por empena triangular interrompida aos cantos inferiores e ao alto e ladeado de 2 torres sineiras com remate piramidal. Ao centro inscreve-se o portal de verga e cornija curvas com frontão interrompido pelo escudo nacional onde se pode ler VIVAT REX IO/SEPH ( CORREIA e GONÇALVES, 1952 ). Seguem-se-lhe 2 janelas de frontão curvo correspondente ao coro-alto e um óculo quadrilobado, este já na empena. Os alçados laterais e posterior mostram os corpos salientes da sacristia e dos anexos. INTERIOR: Espaço diferenciado, nave coberta por abóbada redonda e iluminada pelos vãos superiores da frontaria e por 3 janelas laterais, 2 delas na parede da direita. A capela-mor, um pouco mais estreita que a nave, apresenta o mesmo tipo de cobertura. 4 janelas laterais fornecem-lhe a iluminação necessária. Abriga retábulo de talha policromada de 4 colunas com frontão interrompido por uma glória solar. À esquerda passa-se à sacristia, onde existe um lavabo de pedra da época da construção. Arco cruzeiro mostra decoração policromada sendo flanqueado por altares de madeira de 2 colunas. Seguem-se-lhe 2 altares abertos na parede da nave com outros tantos retábulos do tipo dos anteriores. Como o retábulo-mor, todos têm frontão interrompido por glórias solares. O coro alto assenta em arco decorativo dividido em 3 espaços por 2 pilares. À esquerda, sob a torre, abre-se a pequena capela baptismal coberta por abóbada de cruzaria.

Materiais

Alvenaria de pedra rebocada e caiada (paredes); cantaria (cunhais, pilastras, cornija, molduras dos vários vãos e arcos interiores); pedra ( pavimento ); telha (cobertura exterior).

Observações