Portal de Cidadania

Capela da Lapinha

Capela da Lapinha

O ponto de interesse Capela da Lapinha encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Condeixa-a-Velha e Condeixa-a-Nova no municipio de Condeixa-a-Nova e no distrito de Coimbra.

Capela seiscentista.

Planta longitudinal composta por nave, capela-mor, coro-alto, sacristia à esquerdo da nave e pequeno altar lateral no lado oposto. Coincidência interior - exterior, com volumes articulados lateralmente. Disposição horizontal das massas da nave, em contraste com a verticalidade da capela-mor, quadrangular e mais alta. Coberturas diferenciadas em telhado de 2 águas sobre a nave e 4 na capela-mor. Fachada principal orientada a O. com um pano limitado por fortes cunhais. Empena angular de 3 secções, cornija e pequena sineira central. 2 pináculos piramidais terminados em esfera pontuam os ângulos fronteiros do edifício. Ao centro, rasga-se portal de verga recta com friso onde se lê a data de 1669 e óculo superior. Os alçados laterais mostram a diferença de altura do corpo principal e da capela-mor e pequenas aberturas rectangulares. INTERIOR: Espaço diferenciado, de iluminação escassa mas suficiente, sobretudo proveniente do óculo da frontaria. A capela-mor de planta quadrada é coberta por uma cúpula simples. Abriga retábulo de madeira com colunas jónicas e uma pintura da Anunciação, no cimo. Um alizar de azulejos de enxaquetados brancos e azuis nas paredes. No chão vê-se ainda uma sepultura com um letreiro mal gravado, onde se lê: SEPVLTVRA / DE ANT(ONI)O DE / ALMEIDA E / DE FRANC/ISCA DAS NEVES INSTET/VIDORES. Na parede direita do corpo da capela abre-se um nicho onde se encontra um Cristo morto, tendo à cabeceira o busto da Virgem e aos pés o de Madalena, figuras em pedra.

Materiais

Alvenaria rebocada e caiada (paredes); pedra de cantaria (cunhais, cornija, molduras dos vários vãos, empena da frontaria e arco triunfal) ; pedra (pavimento da capela-mor); tijolo (cúpula); telha (cobertura exterior).

Observações