Arquitectura religiosa, revivalista e eclética. Igreja de planta em cruz latina, de nave única, cobertura em abóbada e cúpula no cruzeiro, estando ainda por concluir a capela-mor.Fachada neo-românica e neo-gótica. Decoração interior neo-românica em cantaria com pilastras e arcos torais decorados e vitrais. Notória qualidade do trabalho de cantaria, distiguindo-se na fachada a arcaria anã que a remata. As obras de São Torcato ficaram famosas devido à igreja ter demorado 173 anos a ser concluída.
Planta de cruz latina, com nave única e capela-mor rectangulares. Volumes escalonados de dominante horizontal, quebrado pelo verticalismo das torres sineiras, com coberturas diferenciadas em telhados de 2 e 1 águas, coruchéu de agulha nas torres e cúpula de ferro revestida a cobre no zimbório. Fachadas em cantaria de granito, sendo a principal voltada a SE., flanqueada por torres sineiras, com corpo central de dois registos, rematada por friso com motivos geométricos sob cornija, sobrepujada por frontão triangular sobre galeria anã e edícula central albergando imagem de São Torcato e cruz celta na empena. É enquadrada por pilastras nos cunhais, encimadas por edículas com as imagens de São Dâmaso e São Geraldo, coroadas por pináculos. Portal de arco pleno com arquivoltas decoradas com motivos florais, sobrepujado por dois anjos segurando cartela com inscrição, os símbolos arcebispais e rosácea. Torres sineiras com acesso exterior, e três registos definidos por cornijas decoradas, com porta e frestão no primeiro registo, relógio de pedra enquadrado por pilastras sobre arcaria cega no segundo e oito sineiras em arco de volta sobrepujados por rosácea, colunata e gárgulas no terceiro. Fachadas laterais, rematadas por platibanda ritmada por pináculos, com vãos em arco de volta inteira e arcaria, constituindo módulos repetidos de porta ladeada por duas janelas, entre pilastras coroadas por cruz de malta entre motivos vegetalistas, rematada por friso com inscrições e cornija e 5 frestões de iluminação da torre sineira, da nave e do transepto. INTERIOR em cantaria, com cobertura em abóbada de berço e pavimento em taco de madeira. Coro-alto assente em arco de volta inteira, com guarda de cantaria decorada com motivos florais e rosácea para iluminação. Sub-coro com portas laterais. Paredes laterais com vãos definidos pelas pilastras que suportam os arcos torais, com vitrais moldurados por cantaria lavrada, seis altares de invocação de São Pedro, Sagrado Coração de Jesus e São Judas Tadeu, do lado do Evangelho e São Torcato, Nossa Senhora de Fátima e Santo António, do da Epístola. Transepto iluminado por 2 frestões com vitrais, com portas de acesso ao exterior, existindo no braço do lado do Evangelho duas lápides de pedra com epígrafe alusiva à história do Santo e do templo, e do lado da Epístola a urna de madeira envidraçada, com o corpo incorrupto de São Torcato, a que se acede por escada de madeira. Cruzeiro coberto por cúpula octogonal, iluminada por 8 vitrais.
Materiais
Estrutura, elementos decoraticos, cobertura da abóbada e coro-alto de granito; estuque; portas, janelas, pavimento da nave e altares de madeira; vitral; grades das janelas e estrutura da cúpula, em ferro; revestimento da cúpula em cobre; cobertura de telha.
Observações
*1 - Albergam a Escola Profissional de Cantaria que além de funcionar como estaleiro das obras de conclusão do edifício servem de polo educacional no âmbito do trabalho da pedra; *2 - onde funcionam os Serviços Administrativos da Irmandade de São Torcato e está instalado um Museu de Arte Sacra e de Etnografia que conserva o espólio alusivo ao culto do santo e guarda instrumentos alusivos ao trabalho de cantaria, peças de mobiliário e alfaias agrícolas relacionadas com as actividades tradicionais da freguesia.