Casa nobre barroca com janelas de avental e molduras curvilíneas decoradas com volutas, com semelhanças ao Solar do Chantre de Leça do Balio, da traça de Nicolau Nasoni. A O. a parede eleva-se acima do pé-direito do Solar, indício de existência de outra construção.
Solar de planta longitudinal, rectangular regular. Massa simples horizontalista. Da cobertura apenas subsiste o beiral de hipotético telhado a 4 águas. Fachada principal a E., parcialmente coberta por silvas, delimitada por cunhais, de 2 andares, no 1º portal em arco rebaixado encimado por pedra de armas dos Malafaias, flanqueado por 1 janela à direita e 4 à esquerda, de avental, em arco rebaixado de extradorso curvilíneo, no 2º 5 janelas de avental e molduras curvilíneas ondeantes; remate em cornija. Fachada N. com embasamento pouco saliente, 2 pisos, no 1º 5 janelas e 8 no 2º, idênticas às da fachada E.; remate em cornija; sobre o beiral, recuada, 1 chaminé. Fachada O., parcialmente coberta de vegetação; nos cunhais vestígios de prolongamento do edifício; 2 pisos; no 1º vão em arco pleno, no 2º 2 janelas de molduras rectangulares; remate em beiral truncado; à direita 2 pináculos; na caixa murária marcada um empena angular; a fachada prolonga-se para S. numa espécie de terraço. Fachada S. inacessível. No interior ainda presentes as estruturas de amplo átrio com arco em asa-de-cesto a dar passagem para uma escadaria que ascendia ao andar nobre, e em cujo patamar há um balcão de pedra corrido, com pináculos extremos, ao fundo do qual se rasga 1 porta emoldurada em arco rebaixado com volutas laterais, encimado por concha sob frontão em cortina.
Materiais
Alvenaria de pedra granítica
Observações
*1 - Nasoni casou em segundas núpcias com D. Antónia Mascarenhas Malafaia, com ligações à família Távora, responsável pela vinda do arquitecto para o Porto.