Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Atalaia de Vilharigues

Atalaia de Vilharigues

O ponto de interesse Atalaia de Vilharigues encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Vouzela e Paços de Vilharigues no municipio de Vouzela e no distrito de Viseu.

Arquitectura militar, gótica. Atalaia do final da Idade Média, com janela de duplo arco quebrado e balcões sobre cachorros, originariamente com matacães.

Torre arruinada de planta centralizada, quadrangular erguida sobre um pódium quadrangular. Massa simples, verticalista, sem cobertura. Fachadas S. e O. inexistentes, exceptuando os cunhais NO. e SE., ligando-se a este um estreito troço de parede, a S., sem vãos. Fachada E. com janela de duplo vão em arco quebrado dividido por mainel; à direita parte de um balcão de sacada sobre 4 cachorros, com vão rectangular. Fachada N. com uma fresta muito estreita e balcão de sacada com acesso por porta rectangular. INTERIOR: espaço único; nas paredes E. e N. marcadas as frestas e os dois vãos rectangulares que dão passagem para os balcões; a dupla janela a E. apresenta internamente um recorte em arco pleno. Pavimento arruinado e coberto por vegetação.

Materiais

Granito.

Observações