Palacete barroco e neoclássico de planta em L com uma ala barroca e outra neoclássica, de dois pisos, sendo o segundo a área nobre do edifício. Acesso ao corpo pincipal através de escadaria de lanços opostos.
Planta irregular composta, em L e corpos adossados posteriormente. Volumes articulados horizontalmente com coberturas exteriores de telhado de 4 águas. Fachada principal com embasamento marcado não proeminente, ala orientada a E. integrando escadaria de lanços opostos, de balaustrada e patamar ao nível do andar nobre. Este corpo principal é composto por três panos separados por pilastras e dois registos. O primeiro, correspondente a lojas, apresenta quatro vãos de iluminação rectangulares e com gradeamento, nos panos laterais dispostos sobre porta de verga recta. O andar nobre é ritmado por seis janelas de guilhotina emolduradas com granito de decoração saliente sob a padieira, alternando a forma do frontão de volutas entre curvo e triangular. Ao centro e estabelecendo a ligação da escadaria com o interior, porta de duas folhas com bandeira superior recortada, encimada por cornija recta. O corpo do L localizado a S., é composto de dois panos e dois registos com embasamento marcado e não proeminente. Apresenta cinco portas de duas folhas, ao nível do primeiro registo, sendo a porta central de maiores dimensões. No segundo pano, vão em arco. O segundo registo é ritmado por oito janelas de guilhotina com moldura arquitravada de granito e tendo inferiormente decoração recortada em cantaria.
Materiais
Granito aparente, granito rebocado, telha, madeira, vidro, ferro.
Observações
*1 - Presume-se que o Palacete da Ponte da Pedra tenha merecido a atenção de Nasoni. De realçar que também na Freguesia de Leça do Balio, Nasoni intervem nas Quintas do Chantre e Fafiais, ambas classificadas; *2 - O acesso ao interior é impossível, dado que se encontra ocupado por diversas famílias; *3 - A Capela constitui moradia de uma família, não obstante manter ainda retábulo e imagens; *4 - Na área da Quinta confinante com o rio Leça, existe ainda equipamento agrícola, designadamente eira e casa de caseiros, também ocupada; * 5 - Existe a intenção de aquisição do imóvel por parte da Câmara Municipal de Matosinhos; *6 - O imóvel é merecedor de um estudo mais detalhado.