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Mosteiro de Santa Maria de Vila Boa do Bispo

Mosteiro de Santa Maria de Vila Boa do Bispo

O ponto de interesse Mosteiro de Santa Maria de Vila Boa do Bispo encontra-se localizado na freguesia de Vila Boa do Bispo no municipio de Marco de Canaveses e no distrito de Porto.

Antigo mosteiro de Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, masculino, com edifício de planta composta por igreja e dependências monacais, dispostas à volta do claustro, quadrangular. De construção alto-medieval, de que nada subsiste, mantém algumas caraterísticas de elementos da construção românica, como a abóbada de pedra da capela-mor e arcadas cegas nas fachadas exteriores, visível nos paramentos exteriores através dos contrafortes e nos vãos em arco, e alguma silharia, que apresenta frisos com motivos axadrezados, modilhões e um capitel. É de destacar a originalidade da fachada principal da igreja, em que apresenta junto ao portal, duas arcadas cegas, conservando-se uma arcada inteira e o arranque de uma segunda, com as aduelas decoradas por animais unifrontados. Segundo Ferreira de Almeida, trata-se de uma solução excecional na arquitetura românica portuguesa, que poderá se explicar tanto pela transposição das arcadas da capela-mor como por influências vindas da região de Orense ou de Oeste de França. As arquivoltas destas arcadas apresentam os temas bracarenses dos animais unifrontados já muito evoluídos e tardios. As grandes transformações foram realizadas a partir de finais do séc.17, com a abertura de novos e maiores vãos, a criação da nova fachada principal da igreja, correspondendo às novas normas de Trento. No séc. 18, surge uma decoração exuberante no interior da igreja, através do revestimento a azulejos na capela-mor, na cobertura dos tetos em madeira de caixotões, na pintura dos vãos interiores e sobretudo na coerência estilística da talha nacional, do retábulo-mor, dos colaterais e do arco triunfal, de grande riqueza de relevo e ornatos. No interior do mosteiro, também existem painéis de azulejos, no antigo refeitório e algumas pinturas murais na galeria do claustro. Mantém vários túmulos medievais.

Planta poligonal composta por igreja e edifício monacal, a primeira composta por nave, capela-mor, torre sineira e capela adossados ao lado direito, sendo a zona monacal retangular, desenvolvida em torno de quadra. Volumes articulados de dominante horizontal e escalonados, com coberturas diferenciadas. IGREJA com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas, rematadas em beiradas simples, sendo em coruchéu de granito, coroado por esfera, na torre sineira. Fachadas em cantaria de granito, exceto na fachada principal, torre sineira, capela lateral e capela-mor, rebocadas e pintadas de branco, percorridas por socos de cantaria, flanqueadas por cunhais apilastrados, firmados por pináculos, e rematadas em cornijas. Fachada principal voltada a ocidente, rematada em empena, elevada relativamente à cobertura, rematada por cruz latina sobre acrotério. É rasgada por portal de verga reta e moldura recortada, enquadrada por pilastras toscanas e orelhas, que sustentam duplo frontão interrompido por nicho em abóbada de concha, envolvido por apainelados, rematando o conjunto em cruz latina e pináculos. Sobre o nicho, surge um janelão retangular, ladeado por dois óculos circulares, em capialço e gradeados. No lado esquerdo, são visíveis dois arcos cegos, com arquivoltas ligeiramente apontadas, com imagens esculpidas; na parte inferior, uma zona esculpida com motivos fitomórficos faz a ligação entre os arcos. No lado direito, surge a torre sineira, de dois registos definidos por cornija, o inferior com dois níveis de frestas em capialço e molduras salientes na face principal, surgindo uma fresta e o mostrador do relógio na face lateral direita; no segundo registo, as ventanas de volta perfeita, assentes em impostas salientes. A estrutura remata em cornijas. Tem acesso pela face posterior, a partir de escada de dois lanços, um adossado à fachada lateral e outro perpendicular, através de porta de verga reta. Fachada lateral esquerda adossada ao edifício monacal. Fachada lateral direita rasgada, na nave, por três frestas, tendo marcação de um corpo que tinha adossado e recentemente demolido. É marcada por corpo adossado, rematado em empena com cruz no vértice, tendo janelas retilíneas em capialço nas faces laterais. O corpo da capela-mor é marcado por dois contrafortes, e vários fragmentos de friso axadrezado e capitel decorado com sereia; é rasgado por três janelas em capialço, gradeadas, a primeira inserida num vão em arco ligeiramente quebrado, tendo encostado à base o túmulo de D. Salvado Pires, com o escudo de armas e inscrição. Fachada posterior rematada em empena, coroada por cruz sobre acrotério, rasgada por janela de verga reta. Surge de forma aleatória fragmentos de cantaria com motivos axadrezados. INTERIOR da nave com paredes rebocadas e pintadas de branco, com cobertura em falsa abóbada de berço, em madeira, com caixotões decorados por florões em talha dourada, nos ângulos, e pavimento em madeira. Coro-alto assente em arco abatido de pedra pintado a marmoreados a vermelho e preto, assente em colunas embebidas e pilares, com guarda em balaústres torneados de madeira, em talha policroma e dourada. Tem acesso por porta no lado do Evangelho, com moldura em granito pintado a fingir drapeados e sanefa em talha policroma e dourada. Possui cadeiral, pintado a marmoreados vermelho, azul e preto com apontamentos em talha dourada. Sub-coro com cobertura em madeira de caixotões, pintada a marmoreados castanhos com florões em talha dourada nos ângulos. O portal axial está protegido por guarda-vento de madeira e vidro, ladeado por pias de água benta, em cantaria, com decoração gomada. No lado do Evangelho, surgem dois arcosólios com os túmulos de D. Júlio Geraldes e D. Nicolau Martins. No alinhamento, numa posição elevada, o coreto do órgão. Sucedem-se a capela retabular lateral, dedicada a Nossa Senhora de Fátima e um púlpito quadrangular com guarda plena de talha policroma e dourada. Surge, ainda, uma porta de verga reta, com moldura granítica pintado a marmoreados, anteriormente enquadrada por arco apontado, este deslocado e separados por friso pintado de branco. No lado da Epístola, o batistério, revestido a azulejos de padrão policromos, azuis e amarelos, com cobertura de caixotões pintados de branco, com molduras em granito, tendo nos vértices florões do mesmo material, e pavimento cerâmico. Nos ângulos da dependência, dispõem-se quatro colunas coríntias, em granito, que centram a pia batismal, em cantaria, composta por coluna em forma de urna e taça com decoração vegetalista *2. Surge, ainda, capela adossada, do Santíssimo Sacramento, com acesso por arco de volta perfeita, assente em pilastras toscanas, pintado com motivos fitomórficos, tendo no intradorso inscrições delidas. Está encimado por sanefa de talha policroma e dourada, decorada com enrolamentos fitomórficos e concheados, com cartela central, representando o Santíssimo Sacramento, sendo sobrepujada por imagem de vulto. Tem cobertura em falsa abóbada de berço com pinturas murais decorativas. Possui retábulo de talha policroma e dourada. Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras toscanas, integralmente revestido a talha dourada com decoração exuberante de motivos fitomórficos, concheados, anjos e putti; está flanqueado por capelas retabulares colaterais, dedicadas a Nossa Senhora do Rosário (Evangelho) e ao Sagrado Coração de Jesus (Epístola). Capela-mor com as paredes marcadas por dois registos de azulejos de padrão azul e branco, os superiores formando albarradas e os superiores de figura avulsa, tendo cobertura em abóbada de berço formando caixotões de talha dourada, alguns deles enquadrando antigas pinturas murais de temática hagiográfica; pavimento em lajeado de granito. Tem portas confrontantes com moldura granítica com pinturas, sendo encimadas por apainelados de talha policroma e dourada, que enquadram mísula com imaginária. Sobre supedâneo de granito, acedido por três degraus centrais, a mesa de altar, de madeira. Na parede testeira, o retábulo-mor de corpo côncavo e um eixo, definido por quatro colunas torsas ornadas por pâmpanos, pássaros e pequenos anjos, assentes em consolas e que se prolongam em duas arquivoltas também torsas e unidas por aduelas equidistantes no sentido do raio, com fecho saliente formada por cartela decorada com enrolamentos vegetalistas que enquadram dois anjos que seguram a mitra de bispo, encimados por fénix, constituindo o ático. Ao centro, tribuna em arco de volta perfeita, decorada com apainelados decorados com motivos vegetalistas, e cobertura em falsa abóbada de concha, decorada com motivos vegetalistas, contendo trono expositivo, sob o qual se dispõem dois pequenos anjos de vulto. Na base da tribuna surgem três nichos em arco de volta perfeita, assentes em colunas torsas, tendo, ao centro, o sacrário embutido, envolvido por enrolamentos vegetalistas e sobrepujado pela imagem do orago, com a porta decorada com o Salvador do Mundo; os laterais albergam imaginária; sotobanco em madeira pintada a marmoreados a vermelho e verde, que enquadra altar paralelepipédico, de madeira e feitura recente. No lado do Evangelho, a porta de acesso à sacristia com paredes rebocadas e pintadas de branco, cobertura rebocada e pintada e pavimento em madeira. Possui na parede norte grande arcaz de madeira e na parede virada a oriente lavabo em cantaria, sob supedâneo também em cantaria, com espaldar retangular, terminado em friso e cornija reta, decorado com motivos fitomórficos, e duas bicas enquadradas por carrancas, tendo ao centro cartela retangular; a estrutura remata com volutas, tendo centralmente a mitra de bispo, e é sobrepujada por motivos vegetalistas que formam cruz *3. MOSTEIRO de planta quadrangular, desenvolvida em torno de claustro, de massa simples e com fachadas em alvenaria de granito, rebocadas e pintadas de branco. No prolongamento do muro de granito, virado a sul, abre-se um portal de verga reta com moldura granítica, aberto em espaldar rebocado e pintado de branco, enquadrado por duas pilastras toscanas, com remate em cornija contracurvado, sobrepujado por dois pináculos com esfera, tendo centralmente a pedra de armas. A fachada virada a sul tem duas portas de acesso a uma varanda única, apoiada em quatro fortes cachorros de granito. A fachada virada a norte possui escadaria granítica e fronteira a esta, tanque com bica em granito, com a imagem de uma carranca. O claustro evolui em dois registos, separados por friso, o primeiro marcado por arcos de volta perfeita, assentes em colunas toscanas, e o segundo por janelas com parapeito saliente. Galerias com fragmentos de pintura mural, sendo visível uma cartela com o busto de um bispo. Ao centro da quadra, uma fonte, enquadrada por pequenos arbustos. INTERIOR com os tetos de madeira, sendo os do claustro em caixotões. Antigo refeitório com paredes revestidas a painéis de azulejos azul e branco, decorados por cartelas e motivos fitomórficos, enquadrando pássaros.

Materiais

Estrutura em alvenaria de granito aparente, rebocada e pintada em alguns paramentos; muros, modinaturas, colunas, frisos, cornijas, arcos, cruzes, capitéis, pia batismal, pia de água benta, lavabo, túmulos, escadas, plintos, cruzeiro e outros elementos em cantaria de granito; pavimento de betão na torre sineira; pavimento, portas, coberturas, arcaz e caixilharia de madeira; retábulos e sanefas em talha dourada e policroma; silhares de azulejo; gradeamentos de janela em ferro; sinos em cobre; vidros simples e vitrais; cobertura exterior em telha.

Observações

1 - DOF: Mosteiro de Vila Boa do Bispo / Igreja de Vila Boa do Bispo, incluindo os túmulos. *2 - a primitiva pia batismal encontra-se arrecadada. *3 - as obras ocorridas no início do séc. 20 fazem desaparecer elementos: os vãos encontravam-se sobrepujados por sanefas de talha pintada e dourada, formando cornija e lambrequins; o coro-alto possui cadeiral, pintado a marmoreados vermelho, azul e preto com apontamentos em talha dourada; a capela do Santíssimo tinha cobertura em falsa abóbada de berço de caixotões de talha dourada.