Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Escola Príncipe da Beira

Escola Príncipe da Beira

O ponto de interesse Escola Príncipe da Beira encontra-se localizado na freguesia de Cidade da Maia no municipio de Maia e no distrito de Porto.

Escola primária, projetada e construída na década de 90 do séc. 19, incluí-se nas construções escolares patrocinadas particulares nas últimas décadas de Oitocentos. Apresenta características que se podem filiar nas "Instruções sobre a fundação de escolas de adultos, creação de novas cadeiras de francez e de inglez, construção de casas para escolas primárias...", publicadas pelo Governo em 1866 (DL 23 jul. 1866, n.º 163), como forma de tornar viável o legado do conde de Ferreira, falecido em março desse mesmo ano, e que previa a construção de 120 casas para escolas em todo o país. No capítulo 4 da referida legislação são estabelecidas as características que estes edifícios devem observar e das quais se destacam: a sua localização em local aprazível e de fácil acesso, reservando alguma distância dos demais edifícios, numa área de terreno nunca inferior a 600-900 m2, murada ou separada do exterior por vala; a área intra-muros contempla duas construções, a da escola e a da casa para o mestre-escola; a escola deve conter uma ou mais salas de aula (consoante o número de alunos), com uma superfície de 50 a 115 m2 e um pé-direito do 4 metros, a sua iluminação natural será efetuada pela existência de janelas, situadas sempre do lado esquerdo dos alunos; contígua à sala de aula ficará uma outra, mais pequena, destinada a apresentações públicas, recepção e biblioteca escolar; é ainda comtemplada a existência de um ou dois vestíbulos, consoante a escola seja para um ou para os dois sexos. A orientação das escolas segundo este primeiro regulamento de construções escolares, deveria ser a SO. (considerada a ideal para Portugal), o que poderia ser alterado de acordo com as condicionantes de cada caso. A ventilação e o aquecimento são igualmente regulamentados, assim como é exigida a existência de espaço para a realização de jogos ao ar livre. Exteriormente apresentam uma feição revivalista, com fachadas percorridas por embasamento, cunhais apilastrados e remates em cornija e beiral, rasgados regularmente por vãos, as janelas molduradas a cantaria formando brincos retangulares e com caixilharia de guilhotina, e as portas com bandeira. Fachada principal de pano único, terminada em platibanda plena de cantaria possuindo ao centro sineira rectangular coroado por frontão triangular, e sendo rasgada por portal de verga reta, moldurado, encimado por largo friso, ornado por almofada retangular, e duplo friso vertical lateral encimado por cornija, entre duas janelas altas e estreitas, com verga superior ornada de duplo friso vertical e cornija. Fachadas laterais semelhantes, de dois panos, um mais estreito, marcados por pilastras, rasgados por cinco vãos, sendo um da lateral esquerda porta travessa de verga reta simples. Fachada posterior terminada em empena reta, rasgada por porta central de verga reta e duas janelas laterais.

Planta longitudinal composta por cave e um piso, sem coincidência interior / exterior. Massa simples disposta horizontalmente. Cobertura exterior em telhado de quatro águas. Fachada principal orientada a S. com embasamento proeminente, composta por um só registo dividido em três panos, em que dois vãos de janela de verga reta flanqueiam porta, igualmente de verga reta. Acesso através de escadaria de um lanço com guardas de ferro. Platibanda rematada nos cunhais por jarrões, tendo ao centro frontão de volutas truncado e rematado com escultura de vulto. Na base do frontão, lápide com a seguinte inscrição: "Abri escolas para instruir o Povo e sereis verdadeiros obreiros da civilização e do progresso da sociedade". A fachada E. organizada num só registo e pano e sem embasamento, é marcada por cinco vãos, sendo dois de porta e três de janela, ao que se encontra adossado acrescento.

Materiais

Paramentos em alvenaria de pedra rebocados e pintados; cunhais, ombreiras, padieiras, cornija, soco, platibranda, molduras dos vãos e degraus em cantaria de granito aparente; portas e caixilharias de madeira; grades de ferro; soalho de madeira; tetos em estuque; janelas com vidro simples; cobertura em telha.

Observações

*1 - O projeto consistia na demolição de parte da residência, ampliando-a de forma a obter mais duas salas; a sala existente ficava reduzida pela criação de um corredor de acesso às salas resultantes da ampliação.