Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Igreja Paroquial de Milheirós

Igreja Paroquial de Milheirós

O ponto de interesse Igreja Paroquial de Milheirós encontra-se localizado na freguesia de Milheirós no municipio de Maia e no distrito de Porto.

Arquitetura religiosa, barroca e neoclássica. Igreja paroquial barroca de planta longitudinal e nave única, com frontaria terminada em frontão interrompido e interior decorado com retábulos neoclássicos e rococó (altar-mor).

Planta longitudinal, composta por nave rectangular e capela-mor poligonal, não existindo coincidência entre o interior e o exterior. Disposição horizontal das massas, exceptuando a torre quadrada adossada a S. da fachada principal e organizada em três registos. Volumes escalonados, com coberturas diferenciadas em telhados de uma e duas águas e em coruchéu na torre. Embasamento marcado não proeminente. Fachada principal orientada a O., de três panos, dividida por pilastras, e torre apresentando revestimento de azulejo padronizado azul e branco. Portal de verga recta, sobrepujado por frontão interrompido, apresentando ao centro a inscriçao "R. 1697", ladeado por dois registos, figurando o do lado do Evangelho São Tiago e o do lado da Epístola, Santa Luzia. Frontão flanqueado por jarrões no alinhamento das pilastras que marcam os panos laterais e rematado por cruz latina. Torre apresentando, no primeiro registo, lápide com a inscrição "Laudate dominum et cymbalis benesonantibus (PSISO)"; no segundo, relógio circular em granito; no terceiro quatro vãos preenchidos por sinos. Acesso exterior à torre através de portal orientado a E., em cuja padieira se lê "Ano MDCCCLIX condida fuit". Fachada E. organizada em um só pano, apresentando óculo de iluminação, pilastras em granito aparente rematadas por pináculos; cumeeira encimada por cruz latina. Interiormente, guarda-vento em madeira e vidro, coro-alto integrando órgão do lado do Evangelho. Sub-coro em madeira de tábuas corridas pintada a azul, com Baptistério do lado do Evangelho e acesso à torre do lado da Epístola. Lambril de azulejo padronizado azul e branco, púlpito quadrado com balaustrada verde e dourada e retábulo de madeira branca e dourada do lado do Evangelho; capela inserindo retábulo e sanefa no lado da Epístola. Dois retábulos laterais de ângulo com baldaquino, dispostos simetricamente. Arco triunfal pleno com sanefa de talha branca e dourada. Pavimento em tijoleira formando passadeira central e tecto de caixotões de madeira pintados com cenas dos passos e mistérios da vida de Cristo e da Virgem. Capela-mor com espacialidade alargada, dado dois acrescentos laterais, ambos percorridos por lambril de azulejos; amplo retábulo de talha branca e dourada com trono central e imagens laterais em mísulas entre colunas torsas; tecto rebocado e pavimento de madeira.

Materiais

Paramentos de granito rebocado, granito aparente nas molduras e pilastras, revestimento exterior da fachada principal e torre sineira de azulejo, interiormente, lambris de azulejo na nave e capela-mor, pavimento de tijoleira na nave e madeira na capela-mor, madeira e talha, vidro e vitral.

Observações

*1 - Tendo por base a reversibilidade da intervenção de ampliação da capela-mor efectuada na década de 60, julga-se que a qualificação do imóvel passaria, necessariamente, pela remoçao deste "elementos dissonante".