Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Igreja de Nossa Senhora da Conceição

O ponto de interesse Igreja de Nossa Senhora da Conceição encontra-se localizado na freguesia de Rossas no municipio de Arouca e no distrito de Aveiro.

Arquitectura religiosa, renascentista e barroca. Igreja paroquial de planta longitudinal, nave única e capela-mor; aparelho isódomo, cornijas simples e empenas levantadas; portal principal, porta travessa e arco triunfal moldurados sendo o primeiro de vão em arco enquadrado por pilastras toscanas, entablamento e frontão triangular e o segundo vão, rectangular, encimado por cornija. Reforma barroca que lhe acrescentou frestas rectangulares de esbarro, 2 corpos laterais baixos para sacristia, com pilastras nos cunhais, um dos quais já demolido, e ampliação da capela-mor cujos cunhais da parede do fundo tem pináculos.

Planta longitudinal, composta por nave única, capela-mor e sacristia adossada do lado direito, a S., volumes articulados, com coberturas diferenciadas em telhados de 2 e 3 águas. Fachada principal com portal único de vão em arco de molduras, enquadrado por pilastras toscanas, entablamento e frontão triangular; nas duas cantoneiras medalhões com a cruz da Ordem de Malta; encimando o portal, fresta rectangular, deitada, de esbarro; empena levantada com cornija simples e cruz de Malta no vértice; à direita, sobre o cunhal e cortando a linha da empena, campanário de pilastras e frontão triangular; à esquerda, dois medalhões circulares, voltados para cada lado, um com busto masculino e o outro feminino. Fachadas laterais com 2 frestas rectangulares de esbarro de cada lado na nave, colocadas sobre a linha média, e uma outra de cada lado na capela-mor, com traçado de cruz latina e as arestas molduradas; porta travessa na fachada lateral direita, a S., sob a segunda fresta da nave, rectangular, de molduras seguidas e cavadas na silharia, encimada por cornija saliente. Fachada posterior com pináculos de forma bulbosa sobre os cunhais. Todas as fachadas com aparelho isódomo, com alguns dos silhares siglados, rematadas por cornijas simples. INTERIOR: coro-alto sobre laje de betão revestida a madeira e balaustrada de madeira; púlpito do lado do Evangelho, em frente da porta travessa, com bacia de pedra apoiada em mísula decorada com acantos e balaustrada de madeira torneada e de torcidos; arco triunfal, moldurado e nas duas faces, com nicho no coroamento, também moldurado, contendo uma Virgem com o Menino de calcário pintado. Retábulo principal e dois colaterais de talha, branco, ouro e azul, com colunas torcidas. Pavimento de madeira e patamar do altar-mor de granito. Coberturas internas da capela-mor e da nave curvas e lisas em madeira pintada a azul reforçadas por cintas lançadas a partir de cornijas fortemente molduradas também em madeira mas pintadas a castanho. Na capela-mor tem duas portas rectangulares simples, uma de cada lado, a da direita para acesso à sacristia e a da esquerda para o exterior; a primeira é pintada com mamoreado e um rótulo ao centro com a seguinte inscrição: ESTA / SACRISTIA / HE DA IRMANDADE / DAS ALMAS / 1763.

Materiais

Granito (cantarias); cerâmica (telha de aba e canudo); madeira (portas, caixilhos, retábulos, pavimento e coberturas internas).

Observações

A paróquia constituía senhorio e comenda da Ordem de Malta; no adro, conserva-se uma grande pedra com a decoração esboçada num escudo oval, sem emblemas, sobreposto à cruz de Malta, provável elemento não aproveitado da reforma do séc. 18; no exterior do adro, do lado SO., localiza-se a antiga Casa da Comenda transformada em casa agrícola de 2 pisos mas que conserva janelas rectangulares de arestas chanfradas e uma escadaria encostada de patamar alto.