Igreja paroquial de fundação medieval, de que não restam quaisquer vestígios, remodelada no séc. 18, tendo características de obras do final dessa centúria, mantendo, apenas, uma sepultura seiscentista. É de planta retangular, composta por nave, capela-mor e sacristia, adossada ao lado direito, com coberturas interiores diferenciadas em falsas abóbadas de berço de madeira, a da nave pintada com a imagem do orago, envolvida por decoração de gramática rococó, iluminada uniformemente na nave por janelas retilíneas, sendo unilateral na capela-mor, pelo adossamento da sacristia. Fachada principal rematada em empena, com os vãos rasgados em três eixos, compostos pelo portal setecentista, com remate em frontão de lanços, encimado por nicho em abóbada de concha, e por dois janelões laterais, com remate em frontões triangulares. As fachadas apresentam cunhais apilastrados firmados por pináculos e rematam em frisos e cornijas de cantaria, a lateral direita com porta travessa, contemporânea do portal axial. Interior com coro-alto de madeira, assente em colunas de cantaria, e acesso pelo muro, tendo batistério no lado do Evangelho, que mantém uma pia batismal que se afigura mais antiga do que o séc. 18, talvez do 17, e dois púlpitos confrontante, ambos com guardas de talha rococó, de boa qualidade, o que também se verifica nos retábulos laterais e colaterais. O retábulo-mor é de talha pintada, de marmoreados variados, de estilo rococó pombalino, ostentando as cruzes de Malta, denunciando a sua origem. Arquitetonicamente, segue uma tipologia semelhante à Igreja Paroquial de Atalaia do Campo (v. IPA.00009266). IPA.00000582).
Planta retangular composta por nave, capela-mor mais estreita e baixa, e sacristia adossada ao lado direito, de volumes articulados de disposição horizontal e cobertura diferenciadas em telhados de uma (sacristia) e duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por socos de cantaria, flanqueadas por cunhais apilastrados, os da fachada principal firmados por pináculos piramidais com bola, e rematadas em frisos e cornijas. Fachada principal voltada a sudoeste, rematada em empena, alteada relativamente à cornija primitiva, sendo rasgada por portal de verga reta, com frontão rematado por frontão de lanços, que se liga por enrolamentos ao nicho em abóbada de concha, com remate em friso, cornija e espaldar recortado; está ladeado por duas janelas retilíneas, com remate em frontão triangular e avental recortado. Fachada lateral esquerda rasgada por três janelas retilíneas e em capialço, gradeadas, duas no corpo da nave e uma no da capela-mor. Fachada lateral direita rasgada por porta travessa, de verga reta e rematada em frontão de lanços, ladeada por duas janelas retilíneas, em capialço e protegidas por grades. Está marcada pelo corpo adossado da sacristia, com porta e janela retilíneas, com acesso por escadas. Fachada posterior rematada em empena, cega, claramente elevada relativamente à cornija primitiva e reforçada por cintas metálicas. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, com coberturas em falsas abóbadas de berço de madeira pintadas de azul, assentes em cornijas do mesmo material, com marmoreados fingidos, a da nave com elementos pintados ao centro e nos ângulos, surgindo, no primeiro, a figura do orago, envolvida por glória de anjos, por concheados e festões de flores; pavimento em lajeado de granito com coxias em soalho. Coro-alto de madeira, ao centro convexo, suportado por quatro colunas, duas embebidas na parede, assentes em plintos paralelepipédicos, com guarda de madeira torneada, pintada de verde e branco; tem acesso por porta no lado da Epístola; o sub-coro está dividido em três apainelados pintados, com florão de talha relevados ao centro, envolvidos por acantos e festões de flores. O portal axial está protegido por guarda-vento de madeira pintado de cinza e vidro, ladeado por duas pias de água benta em cantaria de granito, embutidas no muro e em forma de concha. No lado do Evangelho, o batistério, com o perímetro protegido por teia em ferro e encontra-se vazado no muro, em arco de volta perfeita, assente em pilastras toscanas e fecho saliente; tem pia batismal em cantaria de granito, composta por coluna e taça hemisférica, de bordo boleado. Na parede de fundo, painel de azulejos figurativos 7x5, a azul e branco, representando o "Batismo de Cristo", envolvido por moldura interna de acantos. No lado oposto, recinto protegido por teia e vão semelhante, com altar paralelepipédico, em alvenaria, contendo imaginária. No lado do Evangelho, confessionário móvel, em madeira encerada, com remate em talha, composto por cornija em cortina, acantos e urnas. Confrontantes, dois púlpitos semelhantes, cada um deles retangular e com bacia em granito, assente em consola do mesmo material, com guarda de talha pintada de marmoreados fingidos azuis e vermelhos, com apontamentos dourados, de perfil convexo, profusamente ornada por reservas envolvidas por "ferronerie", acantos, cornucópias, enrolamentos e concheados; tem acesso por porta retilínea, protegida por guarda-voz com lambrequins e cornija interrompida por espaldar recortado e com pequenos pináculos. Confrontantes, duas capelas laterais, inseridas no muro, envolvidas por arcos de volta perfeita, assentes em pilastras toscanas, dedicadas ao Senhor Jesus (Evangelho) e ao Espírito Santo (Epístola). Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras toscanas, com o fecho marcado pela Cruz de Cristo, ladeado por duas capelas colaterais, inseridas em arcos de volta perfeita, dedicadas a Nossa Senhora de Fátima (Evangelho) e ao Sagrado Coração de Jesus (Epístola). Junto a este, ambão de talha pintada e dourada, formando maciço, frontalmente ornado por apainelado com acantos e concheados. A capela-mor tem, no lado da Epístola, porta de acesso à sacristia, de verga reta, rematada em friso, cornija e frontão interrompido por silhar ornado por acantos, concheados e enrolamentos; no lado oposto, porta fingida, sobrepujada por vão retilíneo. Sobre supedâneo de três degraus, a mesa de altar, em cantaria de granito, composta por pilar central e tampo simples. Na parede testeira, o retábulo-mor de talha pintada de marmoreados fingidos e dourado, de corpo central côncavo e três eixos definido por duas colunas de fustes lisos e capitéis coríntios, assentes em duas ordens de plintos, os inferiores paralelepipédicos e os superiores galbados e ornados por duas consolas douradas que sustentam mísula com imaginária. Ao centro, tribuna de perfil recortado e moldura saliente, interrompida superiormente por querubim, contendo trono expositivo facetado. Os eixos laterais possuem mísulas, enquadradas por apainelados com molduras duplas, interrompidas superiormente por concheado e acantos, sob os quais surgem apainelados e as portas de acesso à tribuna, onde se ostentam cruzes de Malta. A estrutura remata em entablamento e frontão contendo querubins e ladeado por quartos de lunetas, de falsos almofadados. Altar em forma de urna, encimado por sacrário em forma de templete, formado por colunas estriadas e com o terço inferior em espira, rematado por frisos de querubins e cornijas, tendo na porta um "Agnus Dei". Sacristia com lavabo de granito e vestígios de policromia, composto por espaldar com moldura retilínea e remate em friso e cornija, que enquadra o vão do recetáculo, em concha e ladeado por acantos, sobre duas bicas em forma de carranca e que vertem para taça retangular e de bordo saliente.
Materiais
Estrutura em alvenaria rebocada e pintada; modinaturas, socos, cruzes, cornijas, frisos, colunas, pia batismal, pias de água benta, bacias dos púlpitos, arco triunfal, pináculos e pavimentos em cantaria de granito; coberturas, coro-alto, portas, estrados do pavimento da nave e mobiliário de madeira; guarda-vento de madeira e vidro; retábulos de talha pintada e dourada; grades e teias em ferro forjado; janelas com vidro simples; cobertura em telha cerâmica.
Observações