Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Capela de Arranas

Capela de Arranas

O ponto de interesse Capela de Arranas encontra-se localizado na freguesia de Torrão no municipio de Alcácer do Sal e no distrito de Setúbal.

Arquitectura religiosa, barroca, chã, vernacular. Barroco em arquitectura de estilo chão com distribuição de massas equilibrada, pelo exterior de contrafortes, interior com pinturas murais de folhagens enroladas e cartela com filactera; vernacular no volume maciço, com atarracamento, alçados cegos, exiguidade de vãos de pequenas dimensões e moldurados, beirado corrido com subeira simples. Capela com contrafortes cilíndricos rematados por coruchéus cónicos e pinturas murais do interior.

Planta longitudinal, regular, composta por templo com alpendre e anexo, coincidência exterior - interior, volumes articulados, massas dispostas na horizontal. Cobertura exterior em telhado de 2 águas no corpo da capela, 4 águas no alpendre e domo sobre a capela-mor. Alpendre de 3 arcos: o da frontaria de asa de cesto, assente em imposta entre cunhais de pilastra, e de arco pleno em um dos ladosrestando o aberto a N. assente em imposta, entre cunhais. As fachadas rematam em cornija de coroamento e beiral. Fachada principal orientada a O. de 1 pano e um registo, com arco sineiro, portal moldurado e de verga recta e janela à direita. Fachada a S. de 1 registo e 2 panos: o da nave com 4 gigantes, e o do anexo com cunhal de contraforte diagonal e um gigante. Fachada N. um pano correspondente à nave com 4 gigantes, e pano liso correspondente à capela-mor. Fachada E. entre contrafortes diagonais em tronco de cone, rematados por pináculos em cone. O anexo tem vãos de porta nas fachadas a OE.. INTERIOR: espaço diferenciado em nave e capela-mor. Na entrada, por cima do lintel do portal, buraco que corresponderá a uma grande pedra ou objecto que daí teria sido arrancada. Nave, o resto de parede e tecto revestida de argamassa e cal, pedra com inscrição na ilharga esquerda, cobertura em abóbada de cruzaria de ogivas que assentam em mísulas. Arco triunfal de volta perfeita assente em impostas. Capela-mor com cobertura em abóbada de aresta, com nervuras arrancando de mísulas angulares de mármore, decorada com pinturas murais de motivos florais e cartela central com filactera, com algumas letras invertidas ( talvez por má gravação ), com as quais se reconstituiu a frase Inter / natus mulierum / non surrexit maior / Ioanne Baptista ( São Mateus, 11, 11 .; na parede fundeira e do lado da Epístola, vestígios de pinturas murais de desenhos geométricos e florais; pavimento completamente revolvido.

Materiais

Alvenaria, argamassa e cal, cantaria (pedra de São Brissos - calcite), pintura mural

Observações

*1 - Foram encontradas outras lápides: uma de sepultura romana com inscrição L. RUBRIUS / PRISCINIUS / ANN XXVI HSE; há referência a grande variedade de achados arqueológicos na zona do templo (VASCONCELOS, 1898; ALMEIDA, 1978): uns encontram-se junto dele, outros na igreja da Misericórdia do Torrão, Igreja de Nossa Senhora da Albergaria, situada no centro da vila, outros na igreja de São Francisco nessa vila, e alguns deles no Museu de Arqueologia e Etnografia de Setúbal.