Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Estação Ferroviária de Santarém

Estação Ferroviária de Santarém

O ponto de interesse Estação Ferroviária de Santarém encontra-se localizado na freguesia de União de Freguesias da cidade de Santarém no municipio de Santarém e no distrito de Santarém.

Estação de caminhos de ferro com cocheira para carruagens neo-árabe: merlões mouriscos, vãos em arco ultrapassado. Edifício de passageiros realizado de acordo com a linguagem da Casa Portuguesa, com elementos arquitectónicos e decorativos da arquitectura seiscentista e setecentista. O conjunto azulejar que na fachada posterior joga com as caixilharias e portadas utilizadas.

EDIFÍCIO DE PASSAGEIROS: planta composta por formas quadrangulares adossadas longitudinalmente; massas articuladas com cobertura diferenciada em telhado de tipo mardeliano, com águas furtadas; fachada principal formada por 3 corpos, o central de 3 pisos, os laterais de 2 pisos e sótão amansardado; silhar de azulejos enxaquetado simples, em azul e branco, no piso térreo; fachada posterior virada para o cais, marcada por 3 panos, os laterais com 2 pisos e sótão amansardado, o central com terceiro piso rematado por frontão e enquadrado por pilastras; o piso térreo é resguardado por grande alpendre em ferro assente em colunas toscanas; nos vãos entre as portas painéis de azulejos polícromos recortados, com temática local. COCHEIRA DE CARRUAGENS, edifício onde está instalada a secção museológica: planta rectangular, massa simples com cobertura homogénea em telhado de 4 águas; fachada principal com vários panos divididos por pilastras, enquadrando molduras em arco ultrapassado de vãos de uma porta central e 2 janelas, e outros de arcos falsos; na zona central, sobre a porta, remate de merlões; fachada posterior ritmada por vários arcos falsos enquadrando janelas de verga redonda, umas abertas outras não; nas fachadas dos lados menores, enquadradas por cunhais apilastrados com pináculos e rematadas por merlões e frontão curvo central, rasgam-se 2 grandes portas de verga em arco ultrapassado.

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra e tijolo rebocada e caiada, com pilastras e molduras dos arcos em ocre (cocheira), apenas caiada (estação); cobertura em telhado cerâmico; portas e janelas em madeira, vidro e ferro; azulejos em silhares.

Observações

*1 - DOF: Estação ferroviária e edifício da Cocheira de Carruagens, atuais instalações do Núcleo Museológico de Santarém do Museu Nacional Ferroviário.