Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Ermida de Nossa Senhora do Rosário

Ermida de Nossa Senhora do Rosário

O ponto de interesse Ermida de Nossa Senhora do Rosário encontra-se localizado na freguesia de Corval no municipio de Reguengos de Monsaraz e no distrito de Évora.

Arquitectura religiosa, manuelina, com influências mudejares. Provável inspiração na ermida de São Brás de Évora. A ermida tem um corpo original manuelino que mantém as quatro primitivas torres cilíndricas com fecho cónico, coroadas por merlões chanfrados. Pinturas murais provavelmente quinhentistas no interior da capela-mor.

Planta longitudinal, de nave com cinco tramos, capela-mor de planta quadrada, capelas colaterais e baptistério. Volumes articulados, massas dispostas na horizontal. Cobertura diferenciada em telhado e emcúpulas hemisféricas com telhados de linhas radiadas nas capelas colaterais. Fachada principal a S. de frontão simples triangular terminado por uma cruz. Fachada lateral E. com acesso directo à igreja através de pequena porta. Fachada lateral O. com acesso secundário à igreja através da porta de uma pequena sacristia. Fachada posterior limitada por duas torres cilíndricas com fecho cónico, coroadas por merlões chanfrados, correspondentes ao corpo inicial do edifício. INTERIOR: espaço diferenciado através das duas capelas colaterais uma marcada pela colunata original de colunas toscanas de granito caiado (capela de Cristo crucificado) e a outra por arcos plenos apoiados em pilastras de alvenaria, fechada por gradeamento de madeira (capela de Nossa Senhora do Rosário). Cobertura em abóbada. A iluminação é dada por frestas góticas. Capela-mor com paredes decoradas por pinturas murais.

Materiais

Alvenarias mistas de pedra argamassada e outros materiais, rebocadas e caiadas no interior e no exterior. Abóbadas e cúpulas em tijolo maciço. Cobertura em telha de canudo. Pavimentos interiores e exteriores em lages de xisto, caixilharia em madeira pintada.

Observações

A ermida é local de peregrinação devido ao culto local de Nossa Senhora do Rosário. Até há muito pouco tempo o interior da ermida estava quase repleto de ex-votos, de agradecimentos de curas e principalmente de preces que confirmam a fé religiosa em Nossa Senhora do Rosário, divulgada a partir da publicação do Santuário Mariano de Frei Agostinho de Santa Maria, em 1718.