Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Igreja de São Julião

Igreja de São Julião

O ponto de interesse Igreja de São Julião encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias das Eiras no municipio de Chaves e no distrito de Vila Real.

Arquitectura religiosa, românica. As relações com o românico orensano revelam-se nos capitéis do arco cruzeiro - escultura animalesca e volumosa - e no portal norte (ALMEIDA 1986: 104). Conserva pintura directa sobre a pedra, realçando a escultura do arco cruzeiro.

Planta longitudinal composta de três volumes justapostos: nave de planta rectangular com telhado de duas águas; cabeceira rectangular, mais estreita e baixa, com telhado de duas águas; sacristia de planta rectangular, adossada ao flanco S. da cabeceira, pé direito mais baixo, coberta com telhado de uma só água. Fachada axial moderna (1855) com portal rectangular simples e óculo sobreposto, encimada por campanário de dupla ventana com remate em cruz e dois pináculos laterais. Fachada lateral S. com três vãos de iluminação: na nave, fresta de arco perfeito; na sacristia, pequena janela quadrangular; na cabeceira, fresta de arco contracurvado. Consolas e lacrimal a meia altura da parede da nave denunciando pórtico lateral desaparecido. Cachorrada da nave e da cabeceira com decoração zoomórfica, antropomórfica ou de rolos. Na cabeceira decoração de rosetas nas pedras entre cachorros. Cornija decorada com laços e bolas. Na sacristia cornija lisa. Fachada posterior da cabeceira com fresta românica de volta perfeita entaipada. Fachada lateral N. com três vãos: na cabeceira, janela rectangular; na nave, porta com duas arquivoltas lisas e tímpano com cruz vazada, sobreposta por fresta rematada com pedra decorada com motivos zoomórficos. Cachorrada com decoração zoomórfica, antropomórfica ou de rolos, e cornija decorada com laços. Arco cruzeiro quebrado, decorado com uma banda de bolas entre dois toros, e uma banda externa de enxaquetado. Apoia-se em meias-colunas com capitéis de escultura animalesca volumosa. Impostas com entrelaces de duas fitas. Arcossólio na parede S. da nave albergando uma tampa de sepultura com a cruz de Cristo, encontrada enterrada no adro. Pinturas a fresco de ambos os lados da parede do arco cruzeiro, no topo E. das paredes laterais da nave e por trás retábulo do altar-mor representação de Santo António e pequenos fragmentos de um conjunto que cobriria toda a parede fundeira da ousia. No exterior conservam-se duas pias baptismais em granito, uma de contorno octagonal e outra, românica, de contorno circular com decoração de encordoado na zona inferior.

Materiais

Estrutura em cantaria de granito aparente; pavimento em lajeado em granito; pinturas murias; retábulo-mor em talha dourada; tecto de madeira; cobertura em telha marselha e de meia-cana.

Observações

*1- Alguns elementos do portal principal românico encontram-se no Museu Municipal de Chaves. *2- Sob o altar-mor foi encontrado um marco miliário romano.