Igreja paroquial tardo-renascença, maneirista, barroca e rococó, de nave única, antecedida por alpendre maneirista, notoriamente erudito e de clara influência serliana, com risco atribuível a Diogo de Torralva, totalmente executado em mármore de duas cores, de grande efeito monumental, singular num edifício algo periférico em relação aos grandes centros artísticos.No interior, nartex, coberturas em abóbada de berço na nave e capela-mor e dois altares laterais na zona do cruzeiro. Destaque para o conjunto azulejar barroco, que reveste quase integralmente os alçados, datável do 2.º quartel do séc. 17, de fatura lisboeta, de tapete, com padrões de grande intensidade decorativa e cromática; no arco de triunfo, composições de brutescos mais individualizadas e na sanca da nave cercadura figurando sereias aladas sustentando coroas de louro com emblemas em louvor à Virgem, feito certamente de encomenda para esta igreja. O programa azulejar integra-se perfeitamente com o conjunto de talha dourada dos altares, incluindo o retábulo rococó do altar -mor, e com os estuques das abóbadas e as pinturas murais de temática hagiológica.
Edifício de planta rectangular com nártex e dois campanários, formando uma massa composta por volumes articulados dispostos horizontalmente e suportados por contrafortes laterais. Cobertura em telhado de duas águas. Fachada orientada a O, salientando-se o nártex em mármores azuis e brancos, assente em três arcos de volta perfeita que alternam com duas portas de lintéis rectos a que se sobrepõem duas janelas de alisares também direitos; é rematado por um pequeno nicho central (com imagem da padroeira) encimado por um frontão triangular e ladeado por quatro pináculos. Lateralmente dispõem-se dois campanários de alvenaria rebocados e caiados. A empena da nave é rematada por pináculos nos acrotérios, uma pequena platibanda e um vão encimado por frontão triangular. Nas paredes laterais permanecem os vestígios de um registo de uma via sacra em azulejo e uma lápide estipulando as obrigações do fundador. INTERIOR: nave com cobertura em abóbada de caixotões; capela-mor de planta sensivelmente quadrangular, com cobertura em abóbada de berço também em caixotões com decoração em estuque e altar-mor em talha dourada. As paredes da nave encontram-se totalmente revestidas a azulejo, e a ousia do arco triunfal, de acesso ao altar-mor, apresenta pinturas murais.
Materiais
Mármore no nártex; alisares de vãos em granito; alvenaria mista rebocada e caiada nas paredes exteriores; coberturas em telha de canudo; pavimento interior em soalho; azulejos nos alçados interiores; retábulos de talha dourada.
Observações