Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Igreja Paroquial de Vidigueira

Igreja Paroquial de Vidigueira

O ponto de interesse Igreja Paroquial de Vidigueira encontra-se localizado na freguesia de Vidigueira no municipio de Vidigueira e no distrito de Beja.

Arquitectura religiosa, barroca. Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de interior austero, característico da arquitectura franciscana, possui um exterior fortemente marcado pela riqueza da decoração relevada em argamassa, com o uso de um repertório ornamental formado por concheados, volutas e pontas-de-diamante que é característico do perído joanino. A verga levemente curva dos vãos, assim como a empena semicircular, prenunciam já a arquitectura de meados da centúria.

Planta longitudinal escalonada, composta por nave, capela-mor e trono, mais estreitos, tendo adossado, do lado esquerdo, a sacristia e as dependências da antiga Ordem Terceira. Volumes articulados. Cobertura diferenciada em telhado de duas águas, tendo na separação um guarda-fogo decorado por volutas e encimada por urna. Fachada principal orientada a O., de dois panos definidos por pilastras. O pano da direita, correspondente ao corpo da igreja, é rematada por frontão semicircular, encimado por cruz de cantaria ladeada por volutas, tendo urnas nos acrotérios; portal principal de verga curva adintelada, em cantaria, sobrepujado por volutas de argamassa, lápide alusiva à construção e cartela losangular encordoada com o brasão de armas da Ordem enquadrado por concheados, encimada por óculo. O pano da esquerda, correspondente ao corpo do consistório, apresenta uma porta de verga curva, adintelada, em cantaria, encimada por janela de idêntica composição, em argamassa, remate em vértice, sobrepujado por campanário de decoração relevada com volutas, urnas e pontas-de-diamante. Alçado lateral S. de dois panos definidos por cunhais, encimados por urnas, o primeiro dos quais com a janela de iluminação da capela-mor e, junto da fachada principal, campanário de remate semi-circular, sobrepujado por volutas e catavento. Interior de uma nave com abóbada de berço que arranca de cornija. Coro alto com grade de madeira recortada. Do lado do Evangelho destaca-se o púlpito com caixa de madeira e altar lateral de alvenaria, enquadrado em arco de volta perfeita, que tem outro altar correspondente do lado da Epístola. Arco triunfal de volta perfeita assente em pilastras e degrau. Na parede fundeira da capela-mor, nicho central enquadrado por três arcos de volta perfeita, assentes em pilastras, no interior do qual se destaca a maquineta de talha dourada e policromada com uma imagem de roca e trono eucarístico. Num plano mais baixo, de cada um dos lados do nicho central, rasgam-se dois pequenos nichos. Na parede do lado do Evangelho abre-se a porta de acesso à sacristia e às antigas dependências do Consistório. Na parede do lado da Epístola abre-se uma janela. Sacristia de planta rectangular com lavabo de cantaria e arcaz.

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas, cobertura de telha de canudo, pavimento de soalho, mármore e tijoleira.

Observações