Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Abadia Velha de Salzedas

Abadia Velha de Salzedas

O ponto de interesse Abadia Velha de Salzedas encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Gouviães e Ucanha no municipio de Tarouca e no distrito de Viseu.

Constituindo o primeiro Mosteiro de Salzedas, apenas se conserva parte das suas fundações, com igreja de três naves, transepto e capela-mor com absidíolos. Decoração de entrelaçados e pedras sigladas. Planta da igreja semelhante à de São João de Tarouca (v. PT011820060009).

Observa-se as fundações da igreja, mostrando uma planta de três naves, transepto saliente e pilares assimétricos na base. No lado E. situa-se a zona da cabeceira composta por três absidíolos escalonados e de planta rectangular. Na área do transepto, no lado SE., identificam-se vestígios de escada em caracol que permitiria o acesso ao nível superior. Do mesmo lado localiza-se a comunicação com as dependências claustrais. Descobrem-se bases decoradas e arranques de meias colunas, também ornamentadas, que se adossavam aos muros. Existem pedras sigladas dispersas pela área da abadia.

Materiais

Granito, cantaria

Observações

A abadia ainda era ocupada em 1221, segundo Viterbo, Ms. Provas e Apontamentos, I, fl. 95v, citado por FERNANDES, A. de Almeida, ob. cit., p. 218. Foi encontrado um friso pré-românico indiciando neste local um ermitório anterior ao mosteiro.