Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Estação de Arte Rupestre de Molelinhos

Estação de Arte Rupestre de Molelinhos

O ponto de interesse Estação de Arte Rupestre de Molelinhos encontra-se localizado na freguesia de Molelos no municipio de Tondela e no distrito de Viseu.

Sítio pré e proto-histórico. Arte rupestre ao ar livre. Técnicas de gravura de incisão, abrasão e picotagem, sobre xisto. Gravuras filiformes, de armas, instrumentos agrícolas, desenhos geométricos e podomorfos. Grande quantidade de gravuras de armas. Semelhanças com a estação da Pedra Letreira no Concelho de Góis. Disposição irregular das gravuras e dos suportes. Grande diversificação dos motivos.

Composta por seis painéis de xisto, insculturados, em grande afloramento de xisto acinzentado com cerca de 500m2. O painel 1 o mais a ocidente está orientado a E. e tem uma inclinação de 45º. Com cerca de 8 x 2m possui centenas de gravuras executadas com três técnicas diferentes de gravação (incisão, abrasão e picotagem). O 2º painel situado a cerca de 4,5m do anterior possui uma inclinação S. / SE. superior a 50º. Tem cerca de 2,6 x 1m, e distribuição irregular de gravuras. O painel 3, situado a cerca de 3m a N. do anterior, tem cerca de 1,5 x 1m. O painel 4 a cerca de 2m para E. do anterior com aproximadamente 35 x 45cm tem gravado um caprídeo com lança e foice. O painel 5 localizado a cerca de 5,5m para E. do painel 2 tem cerca de 1,5 x 0,9m apresenta motivos gravados com as três técnicas de gravação. Sendo o mais significativo um conjunto de linhas cujos vértices convergem num ponto central. O painel 6, situado a 3,5m para E. do painel 5, tem cerca de 75 x 25cm, possuindo apenas riscos incisos. Grande parte das gravuras são riscos aparentemente feitos ao acaso. As outras são lanças, lâminas, punhais, setas, foices, motivos em ziguezague, círculos, triângulos, motivos ramiformes, reticulados, podomorfos.

Materiais

Não aplicável

Observações

Algumas das gravuras serão recentes. A gravura do caprídeo, referida no painel 4 é de execução recente não existindo em meados dos anos 70.