Arquitectura religiosa, maneirista tardo-barroca e neoclássica. Igreja de planta longitudinal composta por nave única e capela-mor rectangular, mais baixa e estreita, com torre sineira e sacristia adossadas à fachada lateral direita. Fachada principal tardo-barroca terminada em empena de friso e cornija, rasgada por portal de arco abatido encimado por frontão ondulado e nicho com imagem do orago, entre duas janelas. Fachadas laterais terminadas em friso e cornija, com pilastras nos cunhais e rasgadas por porta travessa. Interior com coro-alto, púlpito no lado do Evangelho, retábulos colaterais de transição do rococó para o neoclássico; capela-mor com azulejos siscentistas de padrão, retábulo-mor de estrutura maneirista e decoração rococó; coberturas de madeira.
Planta longitudinal composta por nave única e capela-mor rectangular, mais estreita e baixa, tendo adossado sequencialmente a S. torre sineira quadrangular, sacristia rectangular e, de permeio, um outro corpo também rectangular . Volumes articulados com coberturas escalondas e telhados de duas águas na igreja, em coruchéu na torre sineira, de três águas na sacristia e a uma água no outro corpo. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com embasamento pintado de cinzento ou em cantaria na fachada principal da igreja, com cunhais de cantaria, apilastrados na igreja de base em soco, e sobrepujadas acima da cobertura por pináculos piramidais terminados em bola, e rematadas por friso e cornija. Fachada principal virada a O., terminada em empena coroada por cruz latina de secção em losango e hastes de remate flordelisado; é rasgada por portal de verga abatida, sobre molduras decoradas por sulcos sobrepujados por elementos vegetalistas e concheados e brincos, encimado por friso côncavo formando frontão ondulado interrompido por cartela com pequena escultura de cabeça coroada com concha; sobre o portal, nicho de arco de volta perfeita envolvido por elementos fitomórficos, sobre pilastras, com abóbada concheada, albergando imagem escultórica de São Tiago montado num cavalo sobre mísula contracurvada. Ladeia-o, duas janelas de arco abatido gradeadas. Torre sineira sensivelmente recuada, apresentando cornija a separar os dois registos, tendo no último, por face, sineira de arco de volta perfeita, e a rematá-la; sobre o coruchéu piramidal, cruz latina de ferro. A entrada faz-se por porta sobrelevada de verga recta localizada na fachada posterior, com acesso por escada exterior de lanços opostos e corrimão metálico. Fachadas laterais da nave rematadas por friso liso e cornija moldurada e marcadas no primeiro terço por pilastra, rasgando-se de ambos os lados porta de verga recta e ainda na virada a S. uma janela de vão rectangular em rampa; a capela-mor é rematada cor cornija de betão; nos anexos desta fachada, abrem-se janelas rectangulars em rampa, uma disposta ao alto e outra jazente. Fachada posterior da capela-mor cega. INTERIOR da nave com paramentos rebocados e pintados, com silhar de azulejos azuis e brancos de composição ornamental, com símbolos da Paixão de Cristo, pavimento de marmorite e, sobre cornija pétrea, cobertura em falsa abóbada de berço, de madeira, com pintura policroma representando quatro anjos enquadrando cartela central com representação de São Tiago segurando livro e a cabaça de peregrino; apresenta ainda tirante de madeira aparente. Coro-alto de madeira assente em mísulas pétreas lisas e com balaustrada composta de balaústres torneados, acedido no lado da Epístola pelo interior da torre. No lado do Evangelho abre-se, no sub-coro baptistério, de vão em arco de volta perfeita com chanfro, tendo incrustado na parede fundeira registo de azulejos azuis e brancos com representação do Baptismo de Cristo e albergando pia baptismal facetada ornada com estrias. Neste mesmo lado, a seguir à porta travessa que tem junto pia de água-benta gomada, implanta-se o púlpito, de base em granito moldurada assente em mísula ornada de acantos e guarda de balaústres torneados, iguais aos do coro. Arco triunfal de volta perfeita sobre pilastras, ladeado por dois retábulos colaterais de talha policroma e dourada, postos de ângulo, de estrutura igual. Capela-mor de paredes revestidas de azulejos policromos azuis e amarelos sobre fundo branco, de composição ornamental formando padrão de camélia; cobertura de masseira em madeira com pintura policroma representando ao centro a exposição do Santíssimo. Retábulo-mor de talha dourada e policroma, de planta recta e três eixos divididos por colunas de capitel coríntio e fuste decorado por acantos, tendo o terço inferior marcado e com anjos em cartelas; no eixo central, abre-se tribuna de recorte superior contracurvado, albergando trono e a imagem do crucificado; os laterais possuem painéis pintados com elementos fitomórficos, rematando em friso, ornado por querubins, e cornija que suporta o ático, composto por frontão contracurvado sobreposto por enrolamentos de acantos e concheados. No banco surgem representados vários painéis historiados alusivos à vida de Santo António com pintura policroma, formando predela. A parede testeira da capela-mor é pintada a marmoreados tendo junto aos eixos laterais do retábulo, mísulas com imaginária encimadas por concheados e elemento de madeira formando baldaquino. Altar paralelepipédico, com frontal seccionado em três painéis pintados separados por frisos de acantos; encima-o sacrário central, delimitado por colunas, iguais às do retábulo, tendo porta decorada com resplendor e cruz e remate em cornija.
Materiais
Estrutura de granito, pilastras, cornijas e molduras de vãos de cantaria aparente, pavimento da nave e da capela-mor de marmorite, e de azulejo na sacristia, tectos, altares, coro-alto e parapeito do púlpito de madeira, lambril de azulejo cerâmico azul e branco na nave, revestimento das paredes da capela-mor com azulejo azul e amarelo, e cobertura de telha de tipo marselha.
Observações