Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Cruzeiro de Covas de Barroso

Cruzeiro de Covas de Barroso

O ponto de interesse Cruzeiro de Covas de Barroso encontra-se localizado na freguesia de Covas do Barroso no municipio de Boticas e no distrito de Vila Real.

Cruzeiro de encruzilhada, construído na segunda metade do séc. 18, em linhas clássicas. É composto por soco de três degraus quadrangulares, plinto paralelepipédico, de faces decoradas com almofadas relevadas, base semicircular, com inscrição alusiva à construção num dos lados, coluna de fuste liso e terço inferior de caneluras sobrepostas por motivos circulares relevados e o topo com pequena moldura ondulada, e capitel de inspiração compósita. A cruz tem hastes quadrangulares sobre globo e grupo escultórico em ambas as faces, sobre mísulas concheadas, com roupas envolventes e de linhas retas, pouco reveladoras da sua anatomia; a figura da Virgem surge sentada, com a cabeça coberta e manto envolvente, segurando Cristo, reclinado sobre o seu peito e amparado pelos braços da Virgem, com o tronco marcando as costelas, deixando pender o braço direito e tendo o esquerdo sobre a mão da Virgem. A figura de Santo António, na face posterior da cruz, surge em pé, vestido de hábito franciscano e cabeça com tonsura, segurando na mão esquerda Cristo, sentado sobre livro, interpretando assim a comum representação do Santo com o Menino, e na mão direita uma cruz. De realçar, a existência de sulcos num dos degraus do soco, funcionando ainda hoje como marcador solar da utilização das águas comunitárias para a rega, que correm em caleira aberta junto ao forno.

Soco de planta quadrangular composta por três degraus escalonados, o primeiro nivelado com a calçada do largo e o superior com sulcos, funcionando como marcador solar regulamentar da utilização das águas comunitárias para a rega; sobre este, assenta moldura em garganta reversa e plinto paralelepipédico, de faces decoradas por almofadas formando motivo polilobado central, e base sensivelmente semicircular, de sulcos centrais, com moldura inferior em toro, apresentando nas quatro faces a seguinte inscrição PASSIO DOMINI NOSTRI JESUS CERISTI (sic) ESTAS E F MDCCLXXVI. Na base encaixa-se coluna, de fuste liso e terço inferior decorado com caneluras, inferiormente sobrepostas por elementos circulares, e com capitel de inspiração compósita, encimado por globo, coroado por cruz, de braços quadrangulares lisos, apresentando grupo escultórico em cada uma das faces: na face frontal, uma Pietá, com imagem da Virgem sentada sobre mísula, envolta em manto, segurando nos braços a figura de Cristo, cujo braço direito pende sobre as pernas da Virgem; na face posterior e virada à capela, apresenta a figura de Santo António, em pé, sobre mísula, com hábito de capuz, atado à cintura por corda com os três nós, cabeça com tonsura, segurando na mão esquerda o Menino sentado sobre livro e na direita cruz metálica.

Materiais

Estrutura de granito e cruz na mão da figura de Santo António em ferro.

Observações