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Igreja de São João Baptista

Igreja de São João Baptista

O ponto de interesse Igreja de São João Baptista encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Ponte da Barca no municipio de Ponte da Barca e no distrito de Viana do Castelo.

Arquitectura religiosa, maneirista e barroca. Igreja matriz de planta longitudinal composta por nave única, flanqueada por duas torres sineiras e capelas laterais profundas, e capela-mor, mais baixa e estreita, interiormente iluminadas axial e lateralmente e coberta por falsa abóbada de aresta, de madeira, flanqueada por sacristias. Fachadas rebocadas e pintadas com pilastras nos cunhais, coroadas por pináculos, e terminadas em friso e cornija. Fachada principal terminada em cornija e tabela rectangular, com decoração alusiva ao orago, encimado por frontão, e rasgada por portal de verga recta entre pilastras que suportam frontão interrompido por nicho com imagem do orago, entre duas janelas laterais. Torres sineiras com registos separados por friso e cornija. Fachadas laterais rasgadas por janelas rectangulares jacentes de capialço, sobre as capelas laterais, terminadas em empena, e fachada posterior da capela-mor cega e terminada em empena. Interior com coro-alto, sobre arco abatido, com guarda em balaústres planos decorados, baptistério em arco de volta perfeita no lado do Evangelho, sob uma das torres, e tendo lateralmente capelas com arco de volta perfeita sobre pilastras almofadadas, com capelas contendo retábulos de talha, um neoclássico um barroco muito reformado e dois de feitura novecentista; a meio da nave possui tribuna e no lado oposto púlpito barroco, com guarda plena de talha e porta de acesso encimada por baldaquino também de talha. Retábulos colaterais de talha dourada, de planta recta, corpo côncavo e um eixo, de estilo nacional. Retábulo-mor de planta côncava e três eixos, barroco, de estilo nacional. Retábulo da Senhora das Dores joanino. Igreja de planimetria e estrutura maneirista, com fachada principal seguindo o esquema de Vignola, ainda que com a tabela enriquecida com elementos volutados e nicho sobre o portal, com um dos frisos convexo. A reforma setecentista sob traço do Engº militar Manuel Pinto Villalobos deu-lhe uma ampla espacialidade barroca a gosto da época, acentuada pelas profundas capelas anexas, e ampla iluminação, devido aos vãos rectangulares jacentes sobre as mesmas capelas. No interior, o tipo de cobertura da nave e capela-mor, em falsa abóbada de aresta, de madeira, com nervuras e mísulas ornadas e pintadas, denota a persistência na zona dos estilos medievais, sendo semelhante ao da Misericórdia de Ponte de Lima (v. PT011607350008), Igreja dos Terceiros de São Francisco, na mesma vila (v. PT011607350045), da de Nossa Senhora da Boa Morte, na Correlhã (v. PT011607160032) e vários outros do Alto Minho. A balaustrada achatada e recortada do coro possui balaústres de géneros diferentes entre a zona central e as laterais, o que poderá ter resultado de um acréscimo da estrutura, talvez devido à existência de dois órgãos laterais. Os retábulos colaterais são de transição, com estrutura nacional, mas com elementos joaninos, nomeadamente, os quarteirões, anjos de vulto e o remate. O púlpito é já joanino, com baldaquino em estrutura piramidal e com porta de acesso revestida a talha formando drapeado a abrir em boca de cena. O retábulo da capela das Almas é rococó, mas foi muito reformada, possivelmente no séc. 20, e o da segunda capela do lado do Evangelho reaproveita elementos do séc. 18 nas consolas e colunas; o retábulo da terceira capela do lado do Evangelho é joanino, mas tem reforma também do séc. 20. O retábulo-mor denota intervenção no séc. 19, nomeadamante no trono, neoclássico, e nos enrolamentos sobre as arquivoltas torsas; no sotobanco apresenta figuras híbridas, anjos vestidos à romana e putti de muito bom talhe. Os anjos tocheiros seguem o esquema típico dos anjos tocheiros na Região Norte. Os arcazes das sacristias são barrocos, decorados com florões e acantos enrolados.

Planta longitudinal composta por nave única, com seis capelas laterais salientes e respectivas sacristias, e capela-mor rectangular, mais baixa e estreita, flanqueada por duas sacristias rectangulares adossadas e duas torres sineiras quadrangulares à fachada principal. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas, as das capelas dispostas perpendicularmente, e de quatro águas na torre S.. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com pilastras toscanas nos cunhais, sobrepujados por pináculos piramidais terminados em bola, assentes em plintos paralelepipédicos, percorridas por embasamento de cantaria e terminadas em friso e cornija moldurada, sobreposta por beirada simples. Fachada principal orientada, flanqueada por duas torres sineiras, de cunhais apilastrados, criando três panos, a do lado S. incompleta; a igreja termina em dupla cornija, a superior mais recuada e convexa, e tabela rectangular, disposta na vertical, ornada por baixo-relevo com representação do Baptismo de Cristo, envolto em enrolamentos de acantos, definida por pilastras toscanas que suportam frontão triangular coroado por pináculo e volutas; a tabela é ladeada por pano rebocado, terminado em cornija, tendo nos extremos dois pináculos piramidais sobre plintos decorados com elementos curvos relevados, e sendo encimado por volutas. É rasgada por portal de verga recta ladeado por duas pilastras toscanas que suportam entablamento, com um dos frisos convexo, e frontão de volutas interrompido por nicho, com arco de volta perfeita ornado de cabo, albergando imagem pétrea de São João Baptista sobre mísula, enquadrada por pilastras de fuste ornado de pontas de diamante, assente em plintos com os mesmos motivos, suportando friso igual e frontão semicircular; o nicho é ladeado por duas janelas rectangulares de molduras simples, gradeadas. Torre N. de três registos separados por friso e cornija, tendo no segundo relógio circular e no terceiro, em cada uma das faces, sineira em arco de volta perfeita, com chave saliente, e terminada em cornija integrando nos cunhais gárgulas de canhão, encimada por balaustrada, com acrotério e pináculos piramidais nos cunhais, e cobertura cónica de cantaria, coroada por bola e cruz de ferro. A torre S. possui apenas registo e meio. Fachadas laterais com a nave rasgada por quatro janelas rectangulares jacentes, com molduras de capialço, sobre as capelas salientes, intercaladas por estreitas sacristias, tendo igualmente pilastras nos cunhais terminadas em pináculos piramidais, remates em friso e cornija e cada uma das empenas coroadas por cruz latina de cantaria sobre plintos; quase todas as capelas são rasgadas por um ou dois vãos rectangulares, por vezes jacente, com molduras de capialço, ou em óculo recortado, e têm gárgulas de canhão; algumas têm ainda brasões de família. Fachada posterior da capela-mor cega e terminada em empena, coroada por cruz sobre plinto côncavo, a sacristia N. de dois pisos, rasgada por porta de verga recta moldurada e duas janelas, uma delas de capialço, e a sacristia S. com porta de verga recta também moldurada. INTERIOR com paredes rebocadas e pintados de branco, a nave com embasamento de granito e pavimento de cantaria no sub-coro e capelas laterais e com taburnos de madeira e guias e granito no restante. Coro-alto assente em arco abatido, sobre pilastras toscanas, com guarda em talha policroma, de balaústres planos, decorados por acantos e flores na face virada à nave e lisos na face interna, intercalados por três acrotérios igualmente decorados de acantos; é acedido de ambos os lados por porta de verga recta moldurada e, ao centro, possui grande órgão. No sub-coro, ladeiam o portal duas pias de água benta cilíndricas gomadas; tecto do sub-coro com caixotões de talha, pintados com motivos fitomórficos formando cercadura, com florões nos encontros, e assente lateralmente em quatro amplas mísulas pintadas com marmoreados fingidos; guarda-vento de madeira, com portas envidraçadas, contendo vidros policromos a imitar vitral. No lado do Evangelho, abre-se baptistério, em arco de volta perfeita, interiormente com abóbada de berço e albergando pia baptismal cilíndrica, gomada, sobre pé decorado na base por acantos bastante relevados; no lado oposto tem vão simétrico em arco de volta perfeita fechado parcialmente, e onde se abre porta de verga recta. Lateralmente abrem-se quatro capelas profundas, duas de cada lado, em arco de volta perfeita assentes em pilastras toscanas, molduradas, encimadas por janelas rectangulares jacentes, colocadas nos interstícios dos arcos; interiormente têm cobertura em abóbada de berço e albergam retábulos de talha. Sensivelmente a meio da nave, entre as capelas, dispõe-se, do lado do Evangelho, tribuna sobrelevada, inserida num arco semelhante aos das capelas, com guarda em balaustrada de madeira, tendo inferiormente porta de verga recta, conduzindo a corredor de acesso à tribuna, com pavimento integrando várias lápides inscritas; no lado oposto e inserido num vão igual, mas parcialmente entaipado, surge púlpito de bacia rectangular, sobre consolas com acantos, guarda plena de talha dourada decorada por acantos, aves e anjos, que ao centro seguram cartela com querubim, acedido por porta de verga recta a partir da porta sob o mesmo, sobreposta por estrutura de talha formando drapeado a abrir em boca de cena, encimada por baldaquino de talha dourada, com branbrequim de borlas, coroado por dois anjos músicos de vulto e estrutura de talha piramidal encimada por São João Baptista menino. Arco triunfal de volta perfeita sobre pilastras toscanas almofadadas, ladeado por dois dois retábulos colaterais, colocados de ângulo, em talha dourada, de planta côncava e um eixo. Cobertura em falsa abóbada de arestas, de madeira, de cinco tramos, de nervuras decoradas e pintadas, e assente em mísulas decorados por acantos e querubins, igualmente pintadas. Capela-mor com azulejos de padrão policromo formando silhar, pavimento de granito e cobertura igual à da nave, de três tramos, assente em mísulas com querubins e fénices; sobre o supedâneo, de três degraus centrais, surge o retábulo de talha dourada, de planta côncava e três eixos, definidos por quatro colunas torsas, decoradas com pâmpanos, aves e anjos, assentes em consolas ornadas de anjos atlantes e acantos, e de capitéis coríntios, duas pilastras interiores, ornadas com acantos, aves e um anjo, e duas meias pilastras exteriores, que se prolongam no ático em igual número de arquivoltas, as torsas decoradas com pâmpanos e sobrepostas por elementos volutados em talha, e duas outras planas, uma delas côncava, com acantos e cartelas, e a interior com querubins, unidas no sentido do raio, com anjos atlantes e cartelas com querubins; no fecho possui cartela recortada, pintada com bandeira do Agnus Dei, com dois anjos segurando coroa; ao centro, abre-se tribuna, em arco de volta perfeita, interiormente decorado com apainelados de acantos, cobertura em falsa abóbada de cruzaria, em talha, com florão central, albergando trono expositivo, de seis degraus facetados, de talha bege e dourada, decorada com estrelas e festão; os eixos laterais são côncavos, decorados de acantos, sobrepostos por mísulas com três anjos atlantes, suportando imaginária encimada por baldaquino circular com anjos num esquema piramidal; banco com apaineladeos de acantos, integrando ao centro sacrário com Cristo relevado na porta, envolta de acantos enrolados, anjos, querubins e, no topo, dois anjos segurando uma coroa; sotobanco com apainelados de acantos e cartelas, com putti, anjos vestidos à romana e figuras hibridas. Altar paralelepipédico com frontal de corado de apainelado de acantos, anjos, aves e, ao centro, dois anjos segurando cartela com Agnus Dei. Nas paredes laterais, abrem-se dois arcos de volta perfeita para as capelas, sendo a do lado do Evangelho dedicada a Santo António e a da Epístola a Nossa Senhora Dores. Sacristia do lado da Epístola com pavimento policromo de padrão geométrico, tecto de madeira plano, dois armários embutidos e amplo arcaz com gavetas entalhadas decoradas com acantos enrolados e cartela central; tem ainda lavabo de espaldar rectangular, terminado em friso e cornija, e decorado com bica carranca zoomórfica, envolta em elementos fitomórficos, encimada por reservatório em abóbada gomada; bacia ovalada, de bordo curvo. A sacristia do lado do Evangelho tem as mesmas características, mas é mais pequena; o lavabo tem espaldar rectangular, percorrido por sulco, terminado em cornija e decorado com bica florão, encimado por reservatório gomado e a bacia ovalada e gomada.

Materiais

Estrutura de cantaria de granito, rebocada e pintada; elementos estruturais, pilastras, frisos, cornijas, pináculos, cruzes das empenas, molduras dos vãos, pia de água benta, pias baptismais, lavabos, e outros elementos em cantaria de granito; retábulos de talha dourada e policroma; guarda-vento, portas e caixilharia de madeira; silhares de azulejos; pinturas murais; pavimento em lajes de granito, em taburnos de madeira e guias de granito na nave e cerâmico nas sacristias; tecto em apainelados de talha, pintados, e madeira; cobertura de telha; grades de ferro; caleiras de zinco.

Observações